Notícias

Evento de observação do eclipse lunar será realizado nesse domingo, 15, no Planetário da UFMA

publicado: 13/05/2022 19h33, última modificação: 14/05/2022 22h30
Evento de observação do eclipse lunar será realizado neste domingo, 15, no Planetário da UFMA.jpeg

Nesse domingo, 15 de maio, será realizada, presencialmente, no Espaço da Ciência e do Firmamento – Planetário da UFMA, a observação do primeiro eclipse lunar total de 2022. O fenômeno será observável em todas as regiões do Brasil e também será transmitido por meio do Instagram do grupo de pesquisadores do Departamento de Física, Ilha da Ciência. O horário previsto do início do eclipse será às 22h, estendendo-se até a madrugada do dia 16 de maio.

A produção do evento é feita com o apoio da Sociedade Astronômica do Maranhão (Sama), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Cnpq) e do MCTI. Também é parte integrante da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que está na sua 18ª edição, com o tema: “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta”.

O professor Antônio Oliveira, do grupo Ilha da Ciência, explica que o evento é uma oportunidade para destacar a importância da astronomia para diversos setores da ciência. “A astronomia é o assunto mais interdisciplinar na educação. Perpassa a óptica geométrica, reflexão da luz, refração da luz, comprimento de onda, cor e alinhamento de astros, bem como o fascínio que a Lua passa para todos, em especial no imaginário popular”, explanou.

Além da observação, haverá a apresentação de Sérgio Brenha, de tambores de São Luís e do coro “Luar do Sertão”, com os físicos da Universidade. Também serão exibidas palestras sobre a teoria da relatividade, elaborada por Albert Einstein; sobre a descoberta da radioatividade por Marie Curie; sobre notáveis maranhenses e sobre o voo do primeiro avião, 14 bis, montado por Alberto Santos Dumont. Durante o eclipse, os planetas Saturno, Júpiter e Vênus também estarão observáveis por meio de telescópios.

Por: Andressa Algave

Produção: Marcos Paulo Albuquerque

Revisão: Jáder Cavalcante 

registrado em: