Etapa presencial do projeto “Do Nosso Jeito”, promovido pela PROEC, apresentou Pão com Ovo, a dupla musical Criolina e o grupo de carnaval Os Indomáveis

publicado: 23/12/2021 13h41, última modificação: 24/12/2021 14h03

Na noite dessa quarta-feira, 22, ocorreu, pela primeira vez de forma presencial, uma etapa do projeto “Do Nosso Jeito”, promovido pela Diretoria de Assuntos Culturais (DAC), vinculada à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da Universidade Federal do Maranhão. O evento contou com as apresentações do grupo teatral Pão Com Ovo, da dupla musical Criolina e do bloco de carnaval Os Indomavéis, no auditório do Cineteatro Aldo Leite e na parte externa do Palacete Gentil Braga, localizado na Rua Grande, Centro de São Luís, com transmissão ao vivo no Canal Institucional da UFMA no Youtube.

A diretora de Assuntos Culturais, Rosélis Barbosa Câmara, comentou que o projeto surgiu em 2020 durante o período da pandemia e que teve o objetivo inicial de levar cultura para as pessoas de forma remota, garantindo também que será postergado até abril de 2022. “Começamos com um projeto pequeno, com artistas maranhenses gravando pequenos vídeos de suas próprias casas, os quais eram postados em nossas redes sociais. Após alguns meses, percebemos que o projeto tinha um grande potencial e resolvemos submetê-lo à Lei de Incentivo à Cultura pela Secretaria de Cultura do Maranhão. O projeto movimenta a economia e contribui para a multiplicação de saberes e para a parte sociocultural”, informou.

A Pró-Reitora de Extensão e Cultura da UFMA e docente do Departamento de Comunicação Social (DCS), Josefa Melo e Souza Bentivi Andrade, conhecida como Zefinha Bentivi, declarou que a gestão e docência da Universidade têm a responsabilidade de cuidar de todos os aspectos do ser humano, como, por exemplo, a arte e o lúdico. “E o projeto Do Nosso Jeito foi uma forma que encontramos, inicialmente, de aliviar as dores e os incômodos em razão da pandemia. E, com o apoio de parceiros e da Lei de Incentivo à Cultura, conseguimos ampliar a dimensão do projeto, restrito, de início, às redes sociais. Hoje, temos um projeto no formato híbrido, com o propósito de levar alegria às pessoas por meio da cultura e da arte”, ressaltou.

Abertura do projeto “Do Nosso Jeito” - 22-12-2021

Uma das expectadoras desta etapa do projeto e que acompanhou as apresentações de forma presencial, Larissa Pontes, produtora cultural do Podcast Conectados SLZ, destacou que o evento busca com primazia valorizar a cultura do estado com apresentações de artistas locais, possibilitando, de forma gratuita, que o público externo possa prestigiar, seja de sua casa, seja de forma presencial, com agendamento programado.

“A cultura maranhense é muito rica em várias expressões, por sua gente, culinária, manifestações culturais e religiosas, um patrimônio cultural tombado pelo Iphan, lindos cartões postais e belezas naturais. E a Universidade está de parabéns em valorizar essa cultura e incentivar artistas conhecidos nos cenários teatral, musical e artístico maranhenses”, pontuou.

Por fim, o intérprete do grupo de carnaval ludovicense Os Indomáveis, Andrey Menezes, salientou que se sente muito feliz em estar sendo parceiro de instituições que incentivam e apoiam a cultura do Maranhão, como a UFMA. “No nosso próprio estado, existem muitas pessoas que desconhecem suas próprias manifestações culturais, que se tornaram expressões identitárias locais, como blocos de carnaval, festejos religiosos, Festas do Divino, danças regionais, entre outras. Quando surgiu o convite, nós ns sentimos muito felizes de poder levar a alegria e reverência de Os Indomáveis mais uma vez às ruas da cidade, após tanto tempo isolados por conta da pandemia”, finalizou.

Confira na íntegra as apresentações da etapa presencial do projeto Do Nosso Jeito:

Sobre o projeto

O projeto Do Nosso Jeito é patrocinado pelo Grupo Mateus e pela Secretaria Estadual de Cultura do Maranhão (Secma), por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e conta com o apoio da Fundação Sousândrade. A iniciativa tem por objetivo difundir atividades da arte e da cultura popular do estado, valorizando o patrimônio local, por meio da música, do folclore, do teatro, das artes visuais e de uma série de outras linguagens.

O projeto nasceu nas redes sociais, em 2020, com a finalidade de atenuar os impactos causados pelo isolamento social e a impossibilidade de frequentar os eventos culturais. Na época, o Do Nosso Jeito contou com 39 apresentações e foi acompanhado por mais de 11 mil pessoas nos perfis do DAC da UFMA (@cultura.ufma) no Instagram e no Facebook.

Por: Allan Potter

Fotos: Sansão Hortegal