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Estudos desenvolvidos no PARFOR são publicados em edição especial da Revista Multidebates

publicado: 17/12/2020 00h00, última modificação: 31/12/2020 16h44

SÃO LUÍS – Organizada por José Carlos de Melo, docente do Departamento de Educação II da Universidade Federal do Maranhão, e por Kyldes Batista Vicente, docente da Universidade Estadual de Tocatins (Unitins), a edição especial da Revista Multidebates, da Faculdade ITOP, lançada no dia 3 de dezembro, apresenta estudos desenvolvidos no Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), sobre a formação de professores em Matemática, ofertada pela UFMA.

O fascículo está dividido em dois volumes, com a exposição de 22 artigos científicos, e duas entrevistas com Lorena Lins Damasceno, coordenadora geral de Formação de Docentes da Educação Básica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Valeska Martins de Souza, coordenadora do curso de Matemática do Parfor na UFMA.  

De acordo com José Carlos de Melo, coordenador geral do Parfor na UFMA, docente do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica (PPGEEB) e coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infância e Docência (GEPEID), ambos da UFMA, essa publicação só foi possível devido à parceria estabelecida entre a coordenação geral do Parfor da UFMA e a editora da Revista Multidebates.

“Houve a participação de discente e docentes do curso de Matemática dos municípios maranhenses de Governador Nunes Freire, Santa Luzia, Lago do Junco e Matões do Norte. Essa edição denominada Formação de Educadores em Matemática: em cena o Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica- PARFOR da Universidade Federal do Maranhão – UFMA apresenta monografias, transformadas em artigos científicos, com o eixo central na matemática, em suas diversas funcionalidades. A Revista Multidebates tem por objetivo publicar artigos originais, em versão on-line, nas áreas de estudos multidisciplinares, em português, inglês, francês e espanhol”, explicou.

Ele ainda lembrou que, ao longo da história da educação brasileira, notou-se um crescente debate acerca de políticas públicas voltadas à Educação Básica. “A formação de educadores é um dos aspectos centrais que vem protagonizando boa parte da agenda das políticas educacionais contemporâneas. O Parfor constitui uma ação emergencial que visa estimular a formação em nível superior de professores em exercício nas redes públicas de educação básica, proporcionando-lhes oportunidades de acesso à qualificação profissional exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). No caso da Licenciatura plena em Matemática, o curso não foge à regra, pois a necessidade de formação em primeira ou segunda licenciatura contribuirá com a melhoria dos índices educacionais brasileiros e maranhenses”, finalizou.

Para acessar a revista, clique aqui.

Produção: Marcos Paulo Albuquerque
Revisão: Jáder Cavalcante

Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Texto: Allan Potter
Última alteração em: 17/12/2020 22:25