Estudantes ganham três primeiros lugares na categoria trabalhos acadêmicos na premiação de recursos humanos

publicado: 03/10/2022 09h53, última modificação: 03/10/2022 15h18
Estudantes ganham os três primeiros lugares na categoria trabalhos acadêmicos na premiação de recursos humanos.jpeg

O programa Rádio Ciência da Rádio Universidade FM 106,9, na edição de sexta-feira, 23 de setembro, entrevistou a professora Adriana Araújo, do Departamento de Ciências Contábeis, Imobiliárias e Administração, que falou a respeito da premiação “Ser Humano Oswaldo Checchia”, da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-Brasil).

“Este ano, a gente realizou a sexta edição do prêmio, que foi dividido em seis categorias: grande, média, micro ou pequenas empresas; organização do setor público; organização do terceiro setor; e trabalhos acadêmicos”, explica Adriana.

Na categoria trabalhos acadêmicos, o primeiro lugar foi para "Gestão da diversidade: uma análise das práticas de diversidade e inclusão", de Geilson Pereira Silva. O tema da pesquisa surgiu ao perceber que, nos últimos anos, o debate sobre diversidade tomou outro espaço. Além do debate público, as empresas começaram a visualizar não só como responsabilidade social, mas também como estratégia competitiva e de negócio. O segundo lugar foi para o TCC do MBA em gestão de projeto intitulado "Estratégias de ensino e aprendizagem para a função de designer instrucional de forma remota em uma instituição que trabalha com Educação a Distância", de Karoline Corrêa Trindade.

A escolha desse tema, para ela, foi impulsionada pelo cenário da pandemia de covid-19, que interferiu em mudanças nas atividades desenvolvidas em vários setores, incluindo o educacional. “Diversas instituições adotaram o modelo remoto para dar continuidade em seu trabalho, e algumas delas, como os processos de treinamento de colaboradores, também tiveram que se adequar a esse modelo”, explicou.

O terceiro lugar foi para o trabalho “Arquétipos Básicos de Liderança nas Comunidades de Startups: descritivo dos perfis de liderança de comunidades de startups no Nordeste brasileiro”, de Alexandre Frazão Gonçalves. O trabalho envolveu não só a UFMA, mas também a liderança em quatro estados do Nordeste, mapeando os arquétipos de liderança, entendendo as melhores práticas, entendendo o que essas pessoas, que são líderes de comunidades de inovações, fazem para manterem as pessoas engajadas, quais são as características que os definem dentro dos arquétipos básicos de liderança e como eles utilizam esses pontos fortes e fracos dentro de seu cotidiano para conduzir suas comunidades.

Confira a reportagem na Universidade FM.

Para conhecer mais sobre o prêmio "Ser Humano no Maranhão", acesse o site. O Rádio Ciência vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 8h, com reprise às 14h, na Rádio Universidade FM (106,9), que também pode ser ouvida no site da Rádio, e nos aplicativos Spotify Deezer Google Podcasts.

Por: Lorrany Lopes

Produção: Bruna Castro