Estudantes e professores do curso de Teatro participam de espetáculos da Mostra Artística Gaim, do Sesc

publicado: 02/07/2024 14h38, última modificação: 02/07/2024 17h13

Com participação de docentes e discentes do curso de Teatro da UFMA, a Mostra Artística do Projeto Gaim ocorrerá entre os dias 3 e 6 de julho, no Teatro Napoleão Ewerton. O evento, que contará com a apresentação de espetáculos inéditos, é gratuito e serve como última etapa da segunda edição do Gaim, iniciativa do Sesc que tem por foco a capacitação e o desenvolvimento de artistas independentes nas áreas de música, dança e teatro.

Nascido como uma forma de promover avanços nos conhecimentos técnicos de seus participantes, o projeto Gaim conta com cursos, oficinas, tutoriais e ensaios conduzidos por profissionais da gestão cultural. Com participação majoritária de estudantes de Teatro da UFMA, a ação permitiu que os contemplados por suas atividades aprimorassem suas habilidades em diversos campos, oportunizando que os discentes explorem e se profissionalizem em conceitos como a elaboração de projetos para o desenvolvimento de agentes e agendas; elementos cenográficos e figurinos; produção artística independente e acessibilidade nas produções e conteúdo digital.

O contato do Gaim com a Universidade não se dá somente pela participação ativa de estudantes da instituição, mas também por meio do envolvimento e contribuição de docentes do Departamento de Artes Cênicas (DARC) em sua concepção e experiências. O professor de Teatro da UFMA e analista de cultura do Sesc, Victor Silper, é responsável pelo projeto e avalia a ação como um órgão que possibilita que a prática e a teoria do campo das artes cênicas entrem em consonância, possibilitando a participação dos estudantes no desenvolvimento da linguagem teatral no mercado artístico de São Luís.

“O Gaim vem com a proposta de instrumentalizar jovens artistas para o mercado das artes, pensando em uma estratégia de carreira com base em um trabalho cênico, além de promover uma profusão de novas cenas para a cultura local. Essa interseção entre a Universidade e o mercado de trabalho é uma prática que eu já venho elaborando durante minha estada no curso de Teatro. Dentro da UFMA, eu sou responsável pela disciplina de ‘Elaboração de Projetos e Prática de Produção de Espetáculos’, além de ser coordenador pedagógico da Gestus, empresa júnior de produção cultural que funciona no Núcleo Avançado de Empreendedorismo, e, nessas funções, eu consigo estabelecer o que é a teoria e a prática, entendendo que esses campos não estão distantes e se completam. Então, a prática docente está totalmente relacionada a como esse projeto está sendo desenvolvido, então é sobre pensar que esses alunos do curso, além de se formarem professores, também estão formando artistas e produtores, e que são eles esses profissionais que precisam estar nesses espaços das artes cênicas”, frisa Victor Silper.

Foi pensando justamente em desenvolver a prática teatral e de produção que os discentes de Teatro se atentaram ao projeto. Os estudantes assumiram funções diversas que envolveram a produção dos espetáculos da mostra, compondo as equipes de direção artística e a equipe técnica de iluminação e sonoplastia, além do próprio elenco das produção. Quem relata a experiência é Mariana Madeira, aluna do curso de Teatro e uma das estrelas do espetáculo “Bicho que vira gente, gente que vira bicho”, encabeçado pelo Coletivo Narraiz.

“O espetáculo tem por mote principal os ditos 'seres ingerados', que a definição acompanha o nome do espetáculo. São essas figuras humanas ou não que, de algum modo, se metamorfoseiam na animalia e esses discursos estão diretamente ligados com religião, território e identidade cultural. É importante pensarmos que o grupo Narraiz e o desejo que a gente tem de fazer o espetáculo surgem com base no contexto de uma disciplina optativa, ‘Narração de História’, com a professora Gisele Vasconcelos, o que justifica o motivo pelo qual a narrativa do espetáculo é muito centrada no saber oral, que é o foco dessa disciplina. Esse encontro meu, da Sofia Cartagens, da Nicole Duarte, que são atrizes do espetáculo e integrantes do grupo, e até mesmo com o nosso diretor técnico e iluminador, Abel Lopes, que foi nosso professor na UFMA, acontece dentro do ambiente acadêmico. Eu entendo que esse universo vai dando ferramentas para criarmos uma identidade, um impulso de produção que necessita que a gente estenda para outros ambientes para poder realizar. Esse encontro, essa base, essa referência nasce dentro da sala de Teatro da UFMA e isso é muito legal”, destaca Mariana Madeira.

Programação da Mostra Gaim

03/07 – quarta-feira - 19h30 - "Ovo", produção do Coletivo Cipó (MA), com um texto forte, provoca uma grande reflexão no público acerca da ausência e abandono paterno.

04/07 – quinta-feira - 19h30 - "A mulher no espelho", produção de Jaqueline Lince (MA), uma obra que mergulha nas emoções conflitantes de uma mulher que vive sob a angústia de um confinamento e com a infeliz presença do seu famigerado hospedeiro.

05/07 – sexta-feira - 19h30 - "Bumba meu ball", produção de Josaniel Martins (MA), que promete surpreender e encantar todos com a fusão da cultura ballroom e bumba boi do Maranhão.

06/07 – sábado - 15h - "Bicho que vira gente, gente que vira bicho", produção de Coletivo Narraiz (MA), uma experiência cênica que nos transporta para um mundo onde criaturas místicas se transformam sob os encantos ocultos da floresta.

06/07 – sábado - 19h - "Era amor: aquilo que tem pressa para ser", do Coletivo Ícaro não sabe voar e Jambo Produções (MA), promete emocionar trazendo a história do reencontro amoroso de um casal apaixonado em meados dos anos 90, que tiveram seus caminhos traçados pelas peripécias do destino.

Os ingressos para a Mostra Gaim podem ser retirados gratuitamente pelo site www.sescma.com.br, na aba Área do Cliente.

Por: Gabriel Jansen

Revisão: Jáder Cavalcante