Estudantes e professora de Letras-Francês representam a UFMA na premiação Choix Goncourt du Brésil

publicado: 07/11/2022 11h57, última modificação: 21/11/2022 12h21

Choix Goncourt du Brésil, premiação da instituição Prix em parceria com a Embaixada Francesa no Brasil, laurea anualmente o melhor romance escrito em língua francesa. A edição deste ano pela primeira vez conta com a participação da UFMA, junto com onze universidades que participarão julgando as obras. A Embaixada da França financiará a ida para o Rio de Janeiro da aluna-júri Jeane Santana, e da coordenadora do grupo na UFMA, Emilie Audigier, que representarão a Universidade Federal do Maranhão no evento, entre os dias 21 e 22 deste mês.

Criada pelos irmãos Goncourt, Edmond e Jules, a premiação — que já ocorre há cem anos — visa promover a descoberta de novos autores francófonos contemporâneos por leitores e editores brasileiros que buscam os mais recentes talentos francófonos e franceses. É um projeto transversal que envolve universidades onde se ensina francês e, ao mesmo tempo, aumenta a visibilidade dos estudos francófonos, trabalha para promover a literatura francesa em todo o país. Também oferece protagonismo aos alunos participantes, que se tornam jurados da premiação.

O grupo de pesquisa Versa, da UFMA, traz o Choix Goncourt como projeto de extensão. Organizado e mediado pelas professoras do Departamento de Letras – Francês Emilie Audigier e Vanessa Carneiro, o projeto selecionou, este ano, estudantes para a comissão de júri da UFMA para a participação no Choix Goncourt du Brésil, cuja escolha final foi realizada por meio de uma série de critérios, tendo como primeira etapa uma prova escrita realizada presencialmente com o objetivo de testar o nível dos alunos nas traduções francês-português. Em seguida, foi feita uma prova oral com perguntas-chaves sobre o interesse e conhecimento dos alunos sobre a literatura clássica e contemporânea francesa.

Os estudantes selecionados foram Elielton Sampaio, Jeane Santana, Rebeca Soares, Renata Costa e Juliana Pacheco, graduandos do curso de Letras – Francês. Após isso, foram realizadas rodas de leitura mensais focadas nos quatro romances indicados, no espaço cedido pelo Centro Cultural do Ministério Público (CCMP). Após os debates, foram construídas fichas de leitura individuais e coletivas com perguntas-chaves sobre as obras, a qualidade e construção narrativa, o interesse das personagens, o interesse sobre a visão de mundo proposta e o prazer da leitura, entre outros.

Renata Costa, júri-estudante do projeto na UFMA, afirma que a experiência de participar do júri foi, sem dúvidas, enriquecedora em todos os aspectos: “O projeto do Choix Goncourt surgiu como uma grande oportunidade para o curso de Letras – Francês da Universidade Federal do Maranhão. Realizado pela primeira vez em nossa instituição, a oportunidade de oferecer mais contatos com a língua francesa e com escritores francófonos contemporâneos é uma adição necessária para os alunos que, muitas vezes, não têm chance de manter o convívio com a língua estudada”.

Jeane Santana, a aluna-júri escolhida para representar o grupo da UFMA no Rio de Janeiro, declara que a literatura sempre será um refúgio, “uma das muitas formas de alimento para a alma”, em suas palavras. “Participar do Choix Goncourt foi um desafio e ao mesmo tempo um deleite. Pela primeira vez, li obras do início ao fim em francês, em uma linguagem contemporânea, e pude ter os melhores debates sobre o assunto, em que acordos e desacordos foram surgindo, com muito respeito às opiniões expressadas, mas, principalmente, me despertou ainda mais o exercício de ver a vida com mais criticidade”, pontua.

Saiba mais

As obras analisadas foram “Le Voyage dans l'Est”, de Christine Angot, publicado pela Editora Flammarion; “La Plus Secrète Mémoire des Hommes”, de Mouhamed Mougar Sarr, pela Editora Rey; “Milwakee Blues”, de Louis-Philippe Dalembert, pela Editora Sabine Wespieser; e “Enfant de Salaud”, por Sorj Chalandon pela Editora Grasset.

projeto de extensão: IV Choix Goncourt du Brésil

Por: Juan terra