AVA UFMA: novo ambiente virtual para ensino a distância é tema de webinário do canal “EaD para Você”

publicado: 18/05/2021 10h05, última modificação: 18/05/2021 18h15

A Universidade Federal do Maranhão, por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED), publicou, no dia 14 de maio, pelo canal no Youtube EaD para você”, o webinário “AVA UFMA: o novo ambiente virtual para ensino a distância da UFMA”, que visa auxiliar os cursos de graduação e pós-graduação na modalidade de ensino a distância da Universidade.

O webinário, ministrado pelo professor do Departamento de Informática Carlos de Salles Soares Neto, apresentou as novas funcionalidades, o novo design intuitivo e minimalista, assim como novos recursos que o ambiente fornece, que inclui uma ampla integração com o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa).

Segundo o professor Carlos de Salles, o AVA é um sistema de software que gerencia a oferta de conteúdo educacional. “Dentro do ambiente, há conteúdos, disciplinas e atividades de avaliação formativa para medir o desempenho dos alunos. O sistema pode ter o apoio de tutores ou pode ser completamente autoinstrucional. No caso do AVA da UFMA, foi planejado em uma dinâmica baseada em tutor porque os cursos de graduação e pós-graduação possuem foco em tutoria. O aluno tem um acompanhamento humano dentro do sistema, interage por meio de fóruns e envia mensagens diretas para os professores e tutores que estão dentro do ambiente”, pontuou.

Além disso, ele explicou as metas que o projeto visou e alcançou. “Conseguimos realizar a integração entre o AVA e o sistema acadêmico, também há a capacidade de extensibilidade, pois o sistema é passível de ser incorporado com novas atividades, novos tipos de funcionalidades de forma direta e simples. Além disso, temos a responsividade, já que a interface foi adaptada de acordo com a tela do desktop e mobile, pensando sempre na experiência do usuário”, relatou.

Assista ao webinário “AVA UFMA”:

Por: Talita Farias

Produção: Laís Costa