Estudantes do curso de Biblioteconomia colam grau em cerimônia especial on-line, com transmissão pelo Youtube

publicado: 07/06/2021 11h59, última modificação: 07/06/2021 15h04
1 | 2
2 | 2

De forma remota, nove estudantes do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão receberam grau na tarde do dia 2 deste mês, em cerimônia especial, referente ao semestre 2020.2, com transmissão pelo Canal Institucional da UFMA, no Youtube. A solenidade foi presidida pela diretora do Centro de Ciências Sociais (CCSO), Lindalva Martins Maia Maciel, que no ato representou o reitor Natalino Salgado Filho.

Representando a paraninfa oficial, Raimunda de Jesus Araújo Ribeiro, a docente do Departamento de Biblioteconomia (DB) da UFMA Jaciara Januário da Silva enfatizou, em seu discurso, que a dedicação deve ser posta com o coração e a alma, na busca dos objetivos e das metas ao longo da trajetória acadêmica e profissional.

“Vocês, como bibliotecários, trabalharão em espaços profissionais diversos e atenderão aos mais variados tipos de públicos, e sempre deve prevalecer o juramento que fizeram neste momento, nunca esquecer que, por trás de excelentes profissionais éticos, cada um com suas habilidades e competências, darão o melhor de si para o bom desenvolvimento de seu exercício profissional, e o lado humano nunca deverá ser deixado de lado”, proferiu.

Representando os formandos do curso de Biblioteconomia, o formando Jurai Borges Carvalho disse que muitas pessoas pensam que um bibliotecário somente tem a tarefa de organizar livros em estantes empoeiradas, só que existem também outras competências.

“Agradeço a todos os professores pelos conhecimentos transmitidos de forma dedicada e fraterna. Neste tempo de pandemia, tivemos diversos percalços, como desemprego, falta de recursos, mortes, incertezas, reclusão domiciliar e solidão, que não nos deixaram abater. Foram tantas lutas que só quem estuda em uma Universidade Federal sabe muito bem quais são”, comentou Carvalho.

Na sequência, a diretora do CCSO prestou solidariedade às famílias dos brasileiros que perderam seus entes queridos por conta da covid-19, em especial, em suas palavras, às famílias dos professores, alunos e técnicos da Universidade Federal do Maranhão.

“Têm sido dias difíceis em meio à pandemia. Que sejamos fortes e unidos apesar de tantas vidas ceifadas pelo mundo. O Centro de Ciências Sociais prima pelo respeito, por afetos, trocas de saberes e pela qualidade do trabalho educativo na Universidade. Vocês, formandos, representaram com muito orgulho a universidade pública federal”, finalizou.

Assista na íntegra a colação de grau especial do curso de Biblioteconomia referente ao semestre 2020.2:

Por: Allan Potter