Estudantes do Câmpus Imperatriz têm trabalhos premiados em grandes eventos brasileiros de comunicação

publicado: 01/11/2021 12h05, última modificação: 03/11/2021 21h33

Três estudantes da Universidade Federal do Maranhão, Câmpus Imperatriz, tiveram trabalhos premiados no mês de outubro em grandes eventos brasileiros de comunicação. Daniele Silva Lima, atualmente no mestrado em Comunicação, recebeu menção honrosa na categoria “Iniciação Científica” do Prêmio Adelmo Genro Filho 2021, promovido pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJOR). Outro premiado foi João Marcos dos Santos Silva, recém-graduado em Jornalismo, que conquistou o segundo lugar no Prêmio Vera Giangrande de Iniciação Científica. Já Talison Ferreira Fernandes, egresso do curso de Jornalismo, alcançou o segundo lugar na categoria “melhor podcast” do II Prêmio Rubra de Rádio Universitário, organizado pelo Grupo de Pesquisa Convergência e Jornalismo (Conjor).

Daniele Silva recebeu a menção honrosa pelo trabalho “A presença das mulheres como fontes de informação no telejornalismo: uma análise do Jornal Hoje e do JMTV 1ª Edição”, orientado pela professora Camilla Quesada Tavares, em que falou sobre seu trabalho e a felicidade pela premiação: “O trabalho faz a análise da presença das mulheres como fontes em telejornais, um nacional e outro regional. Busquei apontar os tipos de fontes usadas na cobertura jornalística, verificar a presença ou ausência de pautas com perspectiva de gênero e comparar o uso de vozes femininas e masculinas na produção das notícias. Fiquei muito feliz pelo reconhecimento de um trabalho feito num câmpus do continente, desenvolvido como bolsista de pesquisa durante a graduação. É um incentivo a mais para eu seguir empenhada no mestrado”, declarou.

Por sua vez, João Marcos dos Santos Silva apresentou o artigo “Para quem faz um trabalho alternativo, é impossível viver só disso: jornalistas escritores nordestinos e o mercado do livro-reportagem”, sob a orientação do professor Alexandre Zarate Maciel, em que já havia apresentado o trabalho no Intercom Júnior de Jornalismo 2020, evento no qual recebeu a maior nota em sua categoria, antes de conseguir o segundo lugar no Prêmio Vera Giangrande de Iniciação Científica.

O estudante graduado comentou a honra pelo reconhecimento. “O objetivo foi analisar como a produção do livro-reportagem marca o jornalismo na região Nordeste do Brasil, demonstrando, com base em entrevistas em profundidade com 21 jornalistas escritores dos estados do Maranhão, Alagoas, Ceará, Bahia, Rio Grande do Norte e Pernambuco, as realidades locais dos mercados editoriais e os aspectos que influenciam na difusão dessas obras. Eu fiquei muito honrado com a premiação porque temos grandes pesquisadores em comunicação no Brasil, e o meu artigo estava lá entre eles, sendo reconhecido”, comentou Santos.

Talison Ferreira Fernandes, egresso do curso de Jornalismo, sob a orientação da professora Roseane Arcanjo Pinheiro e coorientação Izani Pibernat Mustafá, apresentou o podcast “Descobertas”, desenvolvido como Trabalho de Conclusão de Curso na modalidade de Projeto Experimental, em que alcançou o segundo lugar de “melhor podcast” do II Prêmio Rubra de Rádio Universitário. O produto também já havia sido premiado, no Expocom Nordeste de 2020, como “melhor programa de áudio”.

Sempre gostei muito do público infantil, e me veio a ideia de criar algo que envolvesse o jornalismo infantil. Após várias pesquisas em artigos, conversas com profissionais, percebi que não poderia ser algo formal, então envolvi o segmento de variedades, com músicas, contação de histórias, tira-dúvidas e interação. Após muita dificuldade para chegar a uma versão final, é muito gratificante saber que um projeto feito para o fim da graduação conseguiu dois prêmios tão importantes. Isso me deixa muito orgulhoso”, exaltou Fernandes.

Por: Kaio Lima

Produção: Marcos Paulo Albuquerque