Estudantes dialogam com gestão da UFMA sobre demandas e melhorias para a Residência Universitária

publicado: 29/05/2023 11h33, última modificação: 29/05/2023 17h35

O reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Natalino Salgado Filho, recebeu, na manhã de terça-feira, 23, a coordenação da Residência Universitária, para escutar e debater algumas demandas levadas pelos discentes do Câmpus de São Luís. Na reunião, foram apresentados temas como: reforçar a manutenção nos prédios, infraestrutura geral, implantação de mais aparelhos de ar-condicionado, segurança, bolsas de auxílio, entre outros assuntos.

A importância da pauta é reconhecida pelo Pró-Reitor de Assistência Estudantil (Proaes), Leonardo Silva Soares, que também esteve presente na ocasião. De acordo com ele, reivindicações desse gênero compõem o leque dos direitos do corpo acadêmico da Universidade. Ele comenta, ainda, que outros discentes já foram ouvidos em momentos anteriores. “A partir desses encontros com o reitor, nós continuaremos nossa agenda de atuação conjunta e assegurando a implementação dessas melhorias”, pontuou.

O estudante do quinto período de Graduação do Curso de Medicina e coordenador da Casa dos Estudantes da UFMA, Aristóteles Lima, conta um pouco mais sobre as demandas solicitadas à reitoria. “Viemos buscar amparo com o chefe maior da Universidade, tendo ciência que a assistência estudantil é um direito constitucional e deve ser tratada como prioridade”, comentou.

Aristóteles afirma que os estudantes que dependem da moradia precisam do conforto básico para prosseguirem com os estudos: “Com essas melhorias, os discentes podem assimilar melhor o conhecimento transmitido em sala de aula e fornecer o retorno desse aprendizado para a sociedade, em forma de trabalho e tributos, posteriormente”.

Ele, assim como outros que estiveram no encontro, incentiva que os estudantes lutem por seus direitos e defendam suas demandas de forma educada e com respeito às autoridades.

Por: Júlio César

Fotos: Raul Pontes