Estudantes de Turismo realizam o I Encontro de Turismo e Criatividade de São Luís

publicado: 21/10/2022 11h39, última modificação: 24/10/2022 16h45

Na manhã dessa quinta-feira, 20, no Complexo Fábrica Santa Amélia, localizado na Rua das Crioulas – Centro, ocorreu o “I Encontro de Turismo e Criatividade de São Luís, MA: um diálogo possível entre a economia criativa, o turismo e empreendedorismo”, organizado pelos alunos do oitavo período do curso de Turismo da Universidade Federal do Maranhão Werllem do Nascimento Frazão, Scheila Aires dos Santos e Tássio Rodrigues Pinheiro, com apoio da Secretaria de Estado do Turismo, Secretaria Municipal de Turismo e outros parceiros que contribuíram significativamente para a realização do encontro.

Com a temática voltada à economia criativa, ao turismo e ao empreendedorismo, o evento teve por objetivo propiciar um espaço de cooperação e interação entre estudantes de Turismo e Hotelaria, ao trade turístico da cidade de São Luís. A mesa de abertura contou com a participação do chefe de Departamento de Turismo e Hotelaria, Jonilson Costa Correia; da coordenadora do curso de Turismo, Thays Regina Rodrigues Pinho; e dos organizadores do evento.

A palestra “Economia Criativa” foi ministrada pelo assessor de Desenvolvimento Sustentável da Secretaria Municipal de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais, André Lobão. Na manhã do mesmo dia, também ocorreu a mesa temática “Turismo e Empreendedorismo”, liderada pelo diretor da Via Mundo Intercâmbio e Turismo, Antônio Bacelar Junior, e pela gestora de Turismo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Renata Costa.

Os discentes elaboraram o evento no sétimo período, durante o componente curricular Elaboração de Projetos Turísticos, e executaram no atual período. Para Werllem, as expectativas em relação ao evento foram alcançadas e superadas. “Tivemos públicos externos visitando nosso Bazar da Criatividade, bem como a nossa exposição Poesia do Olhar ‘São Luís sob o olhar dos Tambores’, que fez uma apresentação audiovisual sobre essa poesia e os trabalhos produzidos no clube de fotografia. Portanto alcançamos nossas expectativas de forma positiva, sobretudo porque recebemos apoio da Secretaria de Estado do Turismo e da Secretaria Municipal de Turismo, assim como outros parceiros, que foram fundamentais para a realização desse nosso primeiro encontro”, comentou.

Segundo a professora do curso de Turismo e orientadora do projeto da equipe, Conceição de Maria Belfort de Carvalho, na disciplina é trabalhado o alinhamento da teoria com a prática e, com isso, o planejamento do espaço turístico baseado no instrumento de intervenção, tendo em vista que o Projeto Turístico é uma das modalidades utilizadas como Trabalho de Conclusão de Curso, em que, nesse caso, visa incentivar os discentes a desenvolverem ações voltadas ao turismo.

I Encontro de Turismo e Criatividade de São Luís– 20-10-2022

Por: Lucas Araújo