Estudantes de São Bernardo auxiliam na elaboração de um plano municipal de Turismo em Paulino Neves

publicado: 26/07/2022 10h56, última modificação: 26/07/2022 16h19
Estudantes de São Bernardo auxiliam na elaboração de um plano municipal de Turismo, em Paulino Neves.jpg

Os estudantes do curso de Turismo do Centro de Ciências de São Bernardo estiveram na cidade de Paulino Neves, região dos Pequenos Lençóis Maranhenses, distante a 105 km de São Bernardo, para participarem, no dia 13 de julho, de uma reunião técnica com representantes da Secretaria de Turismo do município, a fim de discutirem estratégias para colaboração entre a prefeitura e a Universidade Federal do Maranhão, em prol do desenvolvimento do turismo local. Estiveram presentes o secretário de Turismo Franquismar Rodrigues, o turismólogo Edson Santos e a consultora do Sebrae Adriana Flexa.

Os discentes, que integram o projeto de pesquisa "Turismo e dinâmicas territoriais na Região Geográfica Imediata Tutóia-Araioses", coordenado pela professora Tatiana Colasante, finalizaram a primeira etapa com a elaboração do Plano Municipal de Turismo, referente às discussões teóricas. Agora, com o retorno das atividades presenciais da UFMA, eles se preparam para realizar oficinas participativas com a comunidade. De acordo com os pesquisadores, a oportunidade contribui para a qualificação profissional e o contato com o mercado de trabalho. "Na reunião, tivemos um momento muito proveitoso com a gestão da secretaria de Turismo de Paulino Neves, em que vimos quantas demandas existem. Vimos na prática a complexidade de se fazer parte de algo grande e quão importante é a Universidade estar presente, junto com as prefeituras", explicou Carolina Vanessa Santos da Silva, bolsista de iniciação científica da Fapema.

Para uma das voluntárias do projeto, Vitória Vilar da Silva, a experiência possibilitou compreender quanto é importante fazer um planejamento turístico para uma região. "Antes de fazer a prática do turismo, é preciso pensar na comunidade, saber a sua opinião sobre praticar o turismo, conversar com os donos de propriedades (como restaurantes, hotéis, pousadas) para saber se estão de acordo com a prática do turismo, se eles pretendem ter orientações para saber como receber o turista, o que devem fazer e como fazer".

Estudantes de São Bernardo auxiliam na elaboração de um plano municipal de Turismo, em Paulino Neves (1).jpg

Já o bolsista do CNPq Isaías Silva Lopes considerou a reunião produtiva, sobretudo, para observar o grande empenho que vem sendo realizado pela prefeitura para desenvolver o turismo na cidade e pela importância da Universidade Federal do Maranhão nessa parceira.

A professora Tatiana, coordenadora do projeto, lembrou que as articulações com o município tiveram início em 2019, em decorrência de uma visita técnica com os alunos do curso. "Na ocasião, havia a demanda pela elaboração de um Plano Municipal de Turismo. A ideia do projeto surgiu para dar suporte a essa proposta, colaborando com reflexões e ações propositivas que  compreendam a dinâmica territorial da Região Geográfica Imediata de Tutóia-Araioses, composta pelos municípios de Água Doce do Maranhão, Araioses, Magalhães de Almeida, Santana do Maranhão, São Bernardo, Paulino Neves e Tutóia. No caso de Paulino Neves, mesmo durante a pandemia, observamos uma mudança estrutural que converge para a melhoria da oferta dos serviços turísticos, o que é muito bom para a região", explicou.

Ela destacou, ainda, o papel fundamental do curso de Turismo de São Bernardo como interlocutor com os diferentes agentes sociais e também o locus de pesquisa, capacitação e qualificação de ações para o turismo.

Por: Sansão Hortegal