Estudantes de Odontologia da UFMA são premiados com o 1° lugar em concurso internacional

publicado: 11/05/2021 15h16, última modificação: 11/05/2021 19h05

Recentemente, os estudantes do curso de Odontologia da Universidade Federal do Maranhão Felipe Silva Gomes e Amanda Almeida da Silva foram premiados com o 1° lugar no concurso internacional de banners promovido pela União Internacional de Farmacologia Básica e Clínica (Iuphar), sediada na Europa. O evento foi realizado em comemoração ao “World Smart Medication Day”, em que o trabalho apresentado teve o tema "Medications without harm", com o intuito de fomentar o aumento à sensibilização para o uso seguro de medicamentos,  orientado pelo professor de Farmacologia do Departamento de Ciências Fisiológicas Márcio Antônio Rodrigues Araújo.

A seleção nacional ocorreu pela Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental (SBFTE), filiada à Luphar. O presidente da SBFTE, Marco Aurélio Martins, em evento nacional, comunicou que foram cerca de 300 banners inscritos, e que o banner vencedor era o único representante das Américas e também o único desenvolvido por estudantes de Odontologia na área de Farmacologia Clínica.

O estudante Felipe Gomes relatou que, dado o contexto pandêmico atual e a recorrente situação de pessoas que optam por automedicação, resolveram trabalhar com uma produção visual que simplificasse a ideia do uso de medicamentos, visto que devem ser usados com responsabilidade, seguindo instruções e cuidados. “Também ficamos muito felizes com a premiação, pois conseguimos desbancar trabalhos de importantes Universidades, como Oxford e Utrecht”, completou.

De acordo com Amanda Almeida, a premiação traz visibilidade para a UFMA e contribui para a sociedade. “O nosso objetivo foi trazer informações para que as pessoas utilizem os medicamentos de forma consciente, não só para diminuir a automedicação, mas também para evitarem erros em transição de cuidado e polifarmácia, principalmente, em se tratando de pacientes de alto risco. Então trouxemos alguns passos com perguntas para que as pessoas possam se guiar e também para perguntarem aos profissionais”, detalhou.

Por: Talita Farias

Produção: Laís Costa