Liga Acadêmica de Medicina realiza, nesse sábado, ensino sobre manobra de Reanimação Cardiopulmonar

publicado: 19/08/2022 14h34, última modificação: 19/08/2022 15h23
As atividades ocorrerão nos shoppings Rio Anil, São Luís e Tropical.
Estudantes de Medicina realizam, nesse sábado, atividade de ensino sobre a manobra de Reanimação Cardiopulmonar.jpeg

Em alusão ao Dia Nacional da Reanimação Cardiopulmonar, lembrado no dia 20 de agosto, a Liga Acadêmica do Trauma e Emergência do Maranhão, do curso de Medicina da UFMA, realiza, amanhã, 20, das 10 às 22 horas, no São Luís Shopping, Rio Anil Shopping e Tropical Shopping, uma atividade ensino sobre a manobra de Reanimação Cardiopulmonar (RCP) para leigos.

Aberto ao público, a ação é voltada, principalmente, para aqueles que não possuem conhecimento na área médica e são leigos quando o assunto é reanimação cardiopulmonar. “O maior desafio, sobretudo no Brasil, é ampliar o acesso ao ensino de RCP, estabelecer processos para a melhoria contínua de sua qualidade, além de minimizar o tempo entre a RCP e a aplicação do primeiro choque pelo desfibrilador. Portanto as ações realizadas durante os minutos iniciais de atendimento a uma emergência são críticas em relação à sobrevivência da vítima”, explica a diretriz de Ressuscitação Cardiopulmonar da Sociedade Brasileira de Cardiologia, lançada em 2013.

Levando em consideração que a maioria das paradas cardiorrespiratórias que se verificam fora dos hospitais acontecem em domicílios, segundo um dos organizadores da atividade, o estudante Alexandre Uchôa, do curso de Medicina, além de locais de grande circulação como shoppings, aeroportos, clubes e academias. Para ele, a atividade é essencial para que o maior número de pessoas possível seja treinado a saber como reconhecer e o que fazer diante dessas situações. “Assim, conseguiremos aumentar o número de pessoas salvas, diminuindo os índices de mortalidade”, completa.

Programas internacionais de Reanimação Cardiopulmonar e desfibrilação externa automática precoce, realizada por leigos, com taxas de sobrevivência da ordem de até 85%, podem servir de modelo para melhorar o manejo da parada cardíaca em outras comunidades. “Esperamos ensinar à população, por meio dessa atividade, manobras importantes que salvam vidas e diminuem a mortalidade atual das vítimas de parada cardiorrespiratória, ou seja, quanto mais pessoas souberem como realizar a reanimação cardiopulmonar, mais vidas serão salvas”, afirmou Uchôa.

A fundamental importância na difusão dos conhecimentos em Reanimação Cardiopulmonar consiste no fato de que uma pessoa em parada cardiorrespiratória perde, a cada minuto transcorrido do início do evento arrítmico súbito sem desfibrilação e RCP, cerca de 7% a 10% das chances de sobreviver, segundo os dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Com a RCP, essa redução é mais gradual, entre 3 e 4% por minuto de Parada Cardiorrespiratória (PCR). “Esses dados demonstram que é necessária a instituição precoce da reanimação pela pessoa capacitada mais próxima da vítima em parada, não devendo esperar um serviço de emergência para iniciar as compressões. Ou seja, ao presenciar uma vítima dessa enfermidade, deve-se acionar o sistema de emergência local e iniciar as medidas de reanimação quanto antes, até a chegada do desfibrilador e da equipe médica”, alertou.

O evento contará com médicos e acadêmicos de Medicina, devidamente treinados nas habilidades exigidas, que repassarão aos visitantes os protocolos referentes a cada assunto apresentado. A abordagem será individual, e cada participante será treinado por um dos monitores, totalizando um tempo, por pessoa, de, no mínimo, 10 minutos.

No local do treinamento, haverá três estações: RCP adulto, uso do Desfibrilador Externo Automático (DEA) e RCP bebê. A atividade ocorrerá em três shoppings da capital, nos seguintes horários:

Rio anil - 10h às 22h
Piso L1, em frente à clínica V+

São Luís Shopping - 10h às 22h
Na saída B

Tropical shopping - 9h às 19h
Na praça central coberta, ao lado do parquinho

Saiba +

O Dia Nacional da Reanimação Cardiopulmonar (DNRC) promete capacitar grande número de pessoas para lidar com paradas cardíacas. A última edição do evento ocorreu em 2019 e teve grande abrangência. Este ano, o retorno da ação visa reativar o projeto e trazer um impacto positivo no cenário de educação em primeiros socorros.

O DCRC reunirá, em um dia, o que muitas ligas acadêmicas já praticam em suas cidades de forma constante: o ensino à população da Reanimação Cardiopulmonar! Essa é uma das missões!

O que é Liga Acadêmica?

Ligas Acadêmicas são formadas por um grupo de alunos com um interesse comum, que se reúnem para realizar atividades práticas e teóricas sobre um determinado tema, supervisionados por um ou mais profissionais da área. Constituem também um importante instrumento no desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão nas áreas estudadas. Estão presentes em várias universidades.

Nos cursos da área de saúde, geralmente, estruturam-se de acordo com as especialidades e os temas. Existem Ligas de Cardiologia, Pediatria, Pneumologia, Oftalmologia, entre outras. Por sua vez, a Liga Acadêmica promotora desse evento estuda o Trauma e a Emergência, sendo bastante tradicionais em várias Universidades e presentes em todo o país!

As Ligas também desenvolvem projetos ligados à comunidade, levando diversos conhecimentos de interesse de toda a população. O Dia Nacional da Reanimação Cardiopulmonar é um exemplo dessa interação das Ligas com a sociedade. Uma mobilização nacional que contará com a participação de diversas Ligas Acadêmicas da área da saúde!

Para conhecer mais, acesse o site dnreanimacao.com.

Por: Sansão Hortegal