Estudantes de Medicina criam aplicativo para auxiliar no aprendizado da disciplina Anatomia

publicado: 19/02/2021 15h22, última modificação: 19/02/2021 20h04

Como manter o aprendizado de disciplinas que exigem mais atenção e dedicação mesmo após o fim da aula? Alguns estudantes correm para os resumos, leituras e vídeos on-line, outros, como os acadêmicos do curso de Medicina da UFMA José Vitor Nascimento e Victor Hugo Mendes, resolveram criar um aplicativo para facilitar o aprendizado na disciplina Anatomia. Assim, o Anatomania tem por objetivo tornar a disciplina mais atrativa e acessível.

A ideia surgiu quando os estudantes do curso de Ciências da Saúde notaram que a classe sentia dificuldades no aprendizado da disciplina Anatomia. “Primeiramente, era muito difícil acharmos um banco de questões acessível, gratuito e em língua portuguesa para treinarmos nossos conhecimentos adquiridos em sala de aula. Concomitantemente, a disciplina em si é conhecida por desafiar bastante o aluno, pois necessita de muita dedicação, horas de estudo e uma boa memória”, desabafou José Vitor.

Segundo ele, o app é destinado a todos aqueles que buscam conhecer e praticar Anatomia Humana, sem restrições. “Desejamos, desde sua criação, que o app tivesse a maior diversidade de questões possíveis, tanto em dificuldade, quanto em temas inerentes à disciplina. Dessa forma, o jogador tem total liberdade para escolher entre anatomia do coração, do cérebro, do esqueleto, e demais partes do corpo humano. Acreditamos que essa liberdade é fundamental para respeitar os limites e as preferências de cada estudante e, dessa forma, ajudá-lo a fixar os conteúdos fundamentais dessa matéria”, pontuou.

Victor Mendes explica que o tema central do software consiste na aplicação de quizzes com questões da disciplina de Anatomia Humana. “Esses questionários contam com imagens, perguntas elaboradas e com quatro alternativas possíveis para o jogador; no entanto as funções não param por aí. O aplicativo tem diferentes modos de aplicação, como o modo infinito e o tradicional, em que o jogador pode escolher a dificuldade e o tema das questões desejadas”, contou.

Além disso, a metodologia do jogo permite ao estudante a possibilidade de competir com seus colegas de forma direta, em duelos, ou em grupos de até 32 pessoas, em forma de campeonato. “O Anatomania promove a competição saudável e estimula os jogadores a se aventurarem cada vez mais pelo mundo incrível da Anatomia. Por fim, o usuário tem a possibilidade de criar suas próprias provas, com questões e imagens de sua autoria, e aplicá-las para outros jogadores da comunidade on-line do jogo”, concluiu.

Por ser um app em grande escala e contar com recursos on-line, os estudantes buscaram a colaboração dos estudantes da Liga de Anatomia Humana da UFMA na elaboração das questões e contaram com o apoio dos recursos tecnológicos e digitais da Universidade, por meio do Laboratório de Inovações Tecnológicas na Área da Saúde (Litas), coordenado pelo professor Othon Bastos Filho.

Atualmente, o aplicativo conta com mais de 2 mil questões e mais de mil jogadores ativos, ranqueados entre si de acordo com suas pontuações e desempenho no jogo. O app Anatomania é gratuito e está disponível para download nos dispositivos Android. A versão do app para iPhones e iPads ainda está em desenvolvimento e em breve será lançada.

Por: Maiara Pacheco

Produção: Laís Costa