Estudantes de Matemática de Codó participam de Curso de Verão na Unicamp

publicado: 27/12/2022 15h40, última modificação: 28/12/2022 13h22
Estudantes de Matemática participam de Curso de Verão na Unicamp.jpeg

Os estudantes Carolayne Coelho, Nallanda Batista e Cleilson Correia, do curso de Licenciatura em Matemática do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, foram selecionados para o Programa de Verão em Matemática da Unicamp, onde participarão do Curso de Verão, no período de 9 de janeiro a 14 de fevereiro de 2023, no Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da Universidade de Campinas (IMEEC - Unicamp), em São Paulo. Os estudantes integram o Grupo de Sistemas Dinâmicos e Teoria Ergódica, coordenado pelo professor Arlane Vieira, do Centro de Ciências em Codó.

O Curso de Verão no IMECC oferece uma oportunidade para os alunos que querem continuar estudando matemática nas férias. Segundo o professor Arlane, todo ano, a Unicamp oferece o Programa de Verão em Matemática, que é destinado a estudantes de graduação em Matemática, Física, Engenharias, e áreas afins, que têm interesse em fazer pós-graduação. “A Unicamp oferece vagas não só para os estudantes de graduação da própria instituição, mas também para os estudantes especiais, aqueles que não são matriculados na instituição. Para esses que não são da Unicamp, é feita uma seleção, no que resultou na aprovação dos três estudantes”, explica.

Os estudantes da UFMA foram selecionados para cursarem a disciplina “Introdução à Análise”, que, segundo o professor Arlane, é bastante importante na formação de qualquer profissional ou pesquisador na área de Matemática. “Ela é vista como uma disciplina básica, porque fornece conhecimento para as outras disciplinas. Como nós desenvolvemos pesquisas de Iniciação Científica com esses estudantes, indicamos que fizessem a inscrição para o curso”, conta.

Para o estudante do 4º período, Cleilson Correia, o objetivo de fazer o curso foi para ampliar seus conhecimentos e seu crescimento profissional. “Quando ingressamos no curso de Matemática, sempre pesquisamos para saber a disciplina em que muitos estudantes têm dificuldade, e essa [Introdução à Análise] é a que aparece no ranking das que requerem um estudo mais aprofundado. Ela é uma retrospectiva de tudo que se aprende no curso, por isso é fundamental para quem deseja seguir a carreira acadêmica, porque, na seleção do Mestrado, é muito cobrada a parte de análise real”, relata.

Com nervosismo pelo que enfrentará nesses 37 dias em São Paulo, Cleilson diz estar otimista de que tudo dará certo. “Vamos participar de uma disciplina que é uma das mais difíceis no curso. Quando o professor Arlane sugeriu que fizéssemos o seletivo, foi e ainda é um desafio muito grande para a gente, além de ser bem significativo, porque vamos adquirir um amadurecimento melhor e representar a UFMA de uma maneira que nossos colegas e professores sintam orgulho da gente”, enfatiza.

Já a estudante Carolayne Coelho diz que se inscreveu porque pareceu agradável ter uma experiência com a metodologia de ensino de outras instituições, sobretudo, a Unicamp. “Além disso, esse curso me dará uma boa base para os seletivos de mestrado pelo País, então é uma motivação a mais”, relata.

Arlane Vieira lembra ainda que o Maranhão tem um grande déficit geral na formação de profissionais em nível de mestrado e doutorado na área de Matemática. “Nós formamos um quantitativo muito pouco de profissionais. Aqui no estado, existe um único Programa de Pós-graduação em nível de mestrado na área de Matemática, que é o do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, na Cidade Universitária Dom Delgado. Ensinar esses estudantes e orientá-los para que tenham uma formação de alto nível é extremamente importante para a nossa Universidade, porque, assim, ela cumprirá o seu papel para com a sociedade maranhense”, afirma.

Por: Sansão Hortegal