publicado: 15/07/2022 14h11, última modificação: 22/07/2022 09h47
Reitor Natalino Salgado recebe professor e estudantes do câmpus de Bacabal.jpg

No dia 14, o reitor Natalino Salgado esteve reunido com o coordenador do grupo de pesquisa “Grupo de Materiais Avançados”, do câmpus de Bacabal, Ariel de Abreu, e com estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Naturais – Física, que estão participam de programa de iniciação científica na área de “Síntese e Caracterização de Materiais Avançados”.

Eles se reuniram com o reitor para apresentar algumas demandas do laboratório de Física, do câmpus de Bacabal, em relação a equipamentos necessários para a realização de pesquisas. Segundo Ariel, a reunião foi bastante produtiva, e foi nesse momento que expressaram suas dificuldades ao realizar as atividades de pesquisa. “A ciência precisa ser desenvolvida com o mesmo padrão de qualidade, em todo o continente. Saímos da reunião confiantes que a partir do investimento no laboratório de Física de Bacabal poderemos avançar ainda mais nos padrões de qualidade de produção científica e formação de recursos humanos”, assegurou.

O reitor Natalino Salgado garantiu apoio para o trabalho da equipe e se comprometeu a ajudar, dentro das atuais limitações orçamentárias,  o laboratório do curso no câmpus de Bacabal. Ariel avaliou a resposta obtida de forma bastante positiva. “Primeiramente, é preciso reconhecer o esforço do nosso reitor em apoiar projetos que envolvam o desenvolvimento de atividades de pesquisa a partir da Cooperação Científica entre o câmpus São Luís e os do Continente. É muito importante esse tipo de mobilidade para o desenvolvimento científico e para a formação dos alunos. Nesse sentido, é importante destacar a assistência integral que foi concedida aos estudantes de graduação do curso de Física de Bacabal, que contaram com alojamento, alimentação e transporte, o que permitiu o desenvolvimento das atividades de pesquisa de forma exitosa.”

Estudantes de Física de Bacabal fazem imersão em laboratório do câmpus de São Luís e visitam o reitor - 12-07-2022

Antes de se reunirem com o reitor, o professor Ariel e os estudantes visitaram os laboratórios de Física da Cidade Universitária Dom Delgado, o de espectroscopia, coordenado pelo professor Clemilton Costa, e o de difração de raios X (DRX), pelo professor Alan Menezes.

O objetivo da visita foi realizar medidas de espectroscopia vibracional, uma técnica de análise na qual se utiliza radiação eletromagnética para testar o comportamento vibracional das moléculas, observando-se a absorção ou o espalhamento dessa radiação.

Por: Jarina Milena

Fotos: Sansão Hortegal