Estudantes de Engenharia Civil de Balsas realizam visita técnica em obra do Supermercado Mateus

publicado: 29/08/2022 13h24, última modificação: 30/08/2022 19h30
Os alunos receberam uma aula prática e acompanharam a execução dos trabalhos

Estudantes do curso de Engenharia Civil do Câmpus de Balsas realizaram, no dia 24 de agosto, uma visita técnica ao canteiro de obras do Supermercado Mateus de Balsas, com o objetivo de acompanhar a execução da construção e visualizar a teoria adquirida em sala de aula por meio de experiência prática dos conteúdos estudados.

Durante a visita, que foi organizada pela Coordenação de Engenharia Civil, os discentes puderam acompanhar a execução da fundação profunda tipo hélice contínua, que é um tipo de estaca que realiza a concretagem e retirada do solo em formato circular. Além disso, observaram os blocos de coroamento, que são estruturas de volume que transferem as estacas às fundações profundas de concreto. Os discentes também analisaram os aterros de armazenamento de materiais de construção.

A aula de campo, além de aprofundar o conhecimento prático em fundações profundas, estacas de concreto, hélice contínua, também proporcionou visualização de ensaio de sondagem SPT (Standard Penetration Test), processo de exploração e reconhecimento do solo usado normalmente para solos granulares, em que predominam areia e pedregulhos; solos coesivos que apresentam resistência à penetração de água; e rochas brandas, que apresentam deformabilidades. Ela é utilizada para determinar características do terreno e é essencial para a construção civil.

Saiba mais

O Câmpus de Balsas, que conta atualmente com três prédios – para atividades administrativas, pedagógicas e de laboratório, respectivamente – recebe as atividades dos cursos de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT) e seus respectivos bacharelados ligados a este, em Engenharia Elétrica, Engenharia Civil e Engenharia Ambiental.

Por: Bruno Goulart

Produção: Luciano Santos