Estudantes de cinco cursos dos câmpus de São Bernardo e de Grajaú recebem o grau, em solenidade virtual com transmissão pelo Canal Institucional da UFMA no Youtube

publicado: 13/12/2021 12h17, última modificação: 13/12/2021 16h13

Na noite do dia 30 de novembro, foi realizada, de forma virtual, a solenidade de Colação de grau dos Câmpus de São Bernardo e Grajaú da Universidade Federal do Maranhão, referente ao primeiro semestre de 2021, em que foi outorgado o grau aos formandos dos cursos de Turismo, Ciências Humanas – Sociologia, Ciências Naturais – Química, Linguagens e Códigos – Língua Portuguesa, Linguagens e Códigos – Música. A cerimônia foi presidida pelo vice-reitor da UFMA, Marcos Fábio Belo Matos, e transmitida pelo Canal Institucional da UFMA no Youtube.

A paraninfa oficial, professora Ionara Gomes Passos, do curso de Ciências Naturais Câmpus Grajaú, proferiu o discurso em nome dos demais paraninfos dos formandos, em que demonstrou alegria pelos discentes superarem as dificuldades e colarem grau. “É bom perceber a felicidade em cada um e os suspiros aliviados pela missão cumprida. Cumprida em parte, pois a missão é longa, esta é apenas uma parada importante para uma reflexão de toda a formação que tiveram, para então dar continuidade aos próximos passos. Hoje deverá ser um dia comemorado por todos, pois vocês findam um ciclo e farão parte de uma pequena parcela de jovens no país que conseguem concluir o ensino superior”, proferiu.

O orador oficial, Francisco das Chagas de Assis Marques dos Santos, do curso de Ciências Humanas Câmpus São Bernardo, proferiu o discurso de formatura representando todos os formandos. “Agradeço a Deus as bênçãos em nossas vidas e a força de continuar acreditando em nossos sonhos, em nossos objetivos de vida em tempos tão difíceis como este, da pandemia. O momento que enfrentamos é de mudanças e que nos fizeram refletir sobre a importância da educação. Nossas famílias e nossos amigos se enchem de orgulho em saber que conseguimos ter acesso ao ensino superior. O primeiro passo foi dado em direção ao sucesso. Mas lembrando que somos responsáveis pela condução das nossas vidas. E o caminho não para aqui, este é apenas o primeiro passo. Os obstáculos e dificuldades serviram de motivação para conquistarmos nossos sonhos e objetivos. Viva a nossa Universidade, viva a educação pública, pois foi neste espaço que consolidamos a nossa segunda família. Não de sangue, mas de coração. Gratidão aos mestres e doutores que nos presentearam com aulas maravilhosas e proporcionaram uma ótima formação para todos”, declarou.

O vice-reitor Marcos Fábio saudou a todos os membros da mesa de honra virtual, entre servidores, formandos, familiares e amigos. “Gostaria de lembrar que este é um momento festivo, de alegria e de homenagens. Nestes tempos tão difíceis, esta vitória de vocês traz em si um sentido todo especial. Desejamos que todos vocês tenham a competência necessária para se inserirem com sucesso como profissionais e como seres humanos neste mundo que vai precisar muito da competência de cada um. Que possam colocar a sua profissão a serviço da melhoria da sociedade onde estiverem”, ressaltou.

Também participaram da mesa virtual o pró-reitor de Planejamento, Gestão e Transparência, Walber Lins Pontes; a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Marília Cristine Valente Viana; o pró-reitor de Assistência Estudantil, Leonardo Silva Soares; a pró-reitora de Extensão e Cultura, Josefa Bentivi Andrade; o pró-reitor da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-graduação e Internacionalização, Fernando Carvalho Silva; a pró-reitora de Ensino, Isabel Ibarra; a superintendente do Hospital Universitário (HU) da UFMA, Joyce Santos Lages; a diretora do Câmpus de São Bernardo, Laura Rosa Costa Oliveira; e o diretor do Câmpus de Grajaú, Roni César Andrade de Araújo.

Por: Hérika de Almeida

Produção: Marcos Paulo Albuquerque