Notícias

Estudantes da área de ciências marítimas visitam navio de ensino flutuante

publicado: 04/12/2020 00h00, última modificação: 31/12/2020 16h44

UFM_9858

SÃO LUÍS – Para finalizar a série “Gestão um ano”, a Diretoria de Comunicação traz as atividades realizadas por docentes e discentes no Ciências do Mar II, um navio de ensino flutuante utilizado para aulas práticas e para a formação dos estudantes de ciências marítimas, permitindo o manuseio e a operação de equipamentos de uso rotineiro em atividades científicas, como coleta, processamento e armazenamento de amostras biológicas e de dados. O Ciências do Mar II beneficia alunos e professores das instituições da região Norte do Brasil, além do Maranhão e do Piauí.

No início do ano, o então Instituto de Ciências do Mar, hoje administrado pela Coordenação de Ciências do Mar (CCMar), presidida pelo professor do curso de Engenharia de Pesca, câmpus de Pinheiro, realizou uma capacitação com quinze estudantes do curso de Oceanografia que embarcaram, no período de 4 a 6 de fevereiro, no navio Ciências do Mar II, para realizar estudos e pesquisas em alto mar.

A capacitação, ministrada pelo comandante do navio, Heyder da Silva, teve o intuito de apresentar os espaços, as regras de convívio e de segurança da embarcação. “Esse briefing de campo será reiterado a bordo e tem o objetivo de explicar os ambientes, as práticas e os equipamentos em uma embarcação, para evitarmos riscos e acidentes”, pontuou o comandante Silva.

Segundo ele, essa é uma ação inédita desde o início das atividades do laboratório flutuante. “Parabenizo a CCMar pela iniciativa e acredito que devemos transformar a capacitação em procedimento padrão pré-embarque”, revelou.

O presidente da CCMAR, Danilo Lopes, explicou que a expectativa da capacitação é garantir o sucesso das atividades no navio. “O comandante transferiu todas as informações de segurança necessárias, tanto no embarque, desembarque e durante o período embarcado. Assim, os alunos já vão preparados e saberão como se comportar e agir com sabedoria e tranquilidade caso haja alguma eventualidade no mar”, frisou.

No mês de outubro, sete estudantes do curso de Oceanografia, entre o sétimo e o oitavo período, dois docentes de Oceanografia e um docente do curso de Engenharia da Pesca realizaram uma visita técnica ao navio, onde acompanharam o treinamento da tripulação, bem como os testes periódicos dos equipamentos e das máquinas.

Os tripulantes tiveram a oportunidade de conhecer o Laboratório de Ensino Flutuante, onde foi possível aprender sobre os Instrumentos de Mediação e Navegação que estão disponíveis na embarcação, noções de segurança e primeiros socorros na atividade embarcada. Eles também realizaram um deslocamento curto de duas horas no navio, com o objetivo de verificar os instrumentos mostrados em funcionamento.

De acordo com a professora e coordenadora do curso de Oceanografia, Samara Eschrique, a chance de ver de perto o que é ensinado em sala de aula é muito significativo para o processo de formação e aprendizagem desses futuros profissionais. “É um momento muito importante para os discentes, sobretudo, os que estão próximos à conclusão do curso, para ter a experiência embarcada, conhecer os instrumentos e protocolos das atividades a bordo, vivenciar na prática os conhecimentos adquiridos na academia, fazendo uma perfeita assimilação dos conhecimentos técnico-científicos da profissão”, declarou Eschrique, docente responsável pela ação.

Gestão um ano: CCMar

Para manter o sistema de ensino híbrido (remoto e/ou presencial), no mês de novembro, outra turma de estudantes do curso de Oceanografia também realizaram uma visita técnica ao Navio de Ensino e Pesquisa Ciências do Mar II, para que pudessem ver, na prática, o conhecimento teórico da disciplina, e, durante todo o dia, puderam analisar aspectos sobre a embarcação, os instrumentos, as atividades de navegação, comportamento durante o embarque, segurança durante a navegação, entre outros.

O professor Marcelo Henrique Lopes Silva, do Departamento de Oceanografia e Limnologia, que promoveu a atividade, declarou que a ação foi apoiada pela Coordenação de Ciências do Mar da Universidade Federal do Maranhão. “A ideia, com a aproximação com a coordenação do CCMar, que de fato tem uma proximidade muito grande com o curso de Oceanografia de São Luís e com Engenharia de Pesca de Pinheiro, é que essas visitas se repitam durante todos os períodos. Antes, não tínhamos essa oportunidade de contarmos com um navio, e agora podemos repetir nos períodos seguintes”, declarou.

Em um ano de gestão, o reitor Natalino Salgado assinou a portaria nº 668/2020, formada pelos professores Danilo Lopes (presidente da comissão e professor do curso de Engenharia de Pesca), Samara Eschrique (coordenadora do curso de Oceanografia), Yllana Marinho (coordenadora do curso de Engenharia de Pesca – Câmpus de Pinheiro), James Azevedo (professor do curso de Engenharia de Pesca – Câmpus de Pinheiro e coordenador de embarque) e Leonardo Lima (professor do Departamento de Oceanografia e Limnologia), a comporem a comissão que auxiliará no uso e gerenciamento do Navio de Ensino e Pesquisa Ciências do Mar II.

Mesmo durante a pandemia, seguindo todos os protocolos higiênicos e sanitários, a Coordenação de Ciências do Mar recebeu 115 discentes, docentes e técnicos a bordo do navio.

O Navio

A embarcação tem capacidade para dezoito pessoas, entre alunos e professores, além de oito tripulantes, totalizando 26 pessoas. Sob gestão da UFMA e administrado pela Coordenação de Ciências do Mar da Universidade, o navio facilita as aulas práticas e a formação dos estudantes da área de ciências marítimas, permitindo o manuseio e a operação de equipamentos de uso rotineiro em atividades científicas, como coleta, processamento e armazenamento de amostras biológicas e de dados.

O navio conta com uma estrutura voltada para a prática das disciplinas estudadas em sala de aula. Equipado com materiais modernos, que envolvem a hidroacústica, sísmica, pesca e geologia, a embarcação tende a estimular a aprendizagem dos alunos colocando-os em contato direto com a execução da teoria.

Produção: Maiara Pacheco e Sansão Hortegal
Revisão: Jáder Cavalcante

Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Texto: Sansão Hortegal
Última alteração em: 05/12/2020 13:58