Estudante de Teatro promoverá ações de extensão em jogos teatrais com adolescentes do bairro Sacavém

publicado: 25/10/2022 12h36, última modificação: 25/10/2022 15h21
A atividade, direcionada a jovens de 14 a 16 anos, começará no dia 4 de novembro

Com o objetivo de gerar integração social e desenvolvimento crítico e cultural, foi criado pelo estudante de teatro Paulo Gustavo Mendes o projeto de extensão “Jogos Teatrais em cena: Experiência com adolescentes de 14 a 16 anos - Comunidade Sacavém”, que conta com coordenação docente da professora de teatro Ana Teresa Desterro Rabêlo, conhecida como Estrelinha.

O projeto terá duração de aproximadamente um mês, com programação às sextas-feiras pela manhã, das 8h às 12h, no Instituto Projeto de Educação Alternativa Descobrindo o Saber (foto acima), com até 15 participantes. A iniciativa foi dividida em cinco encontros, com início no dia 4 de novembro e encerramento no dia 2 de dezembro.

As oficinas abordarão, por meio de jogos teatrais e rodas de conversa, as temáticas sociais que fazem parte do cotidiano desses jovens. Segundo Mendes os encontros oferecerão um espaço para que os adolescentes se expressem com liberdade e se sintam pertencentes ao espaço social que compõem. As atividades contarão também com cenas curtas nos encontros, linguagem musical, vídeos e estímulo à interatividade.

No projeto, o aluno explica que o teatro, nesse sentido, tem papel fundamental de incentivar a interação em grupo e transmitir para o jovem a importância de entender e respeitar os códigos de convivência que regem moralmente a vida em grupo para que se possa alcançar objetivos em comum.

Algumas de suas inspirações para as ações vêm do educador e filósofo Paulo Freire e de estudos da pedagogia teatral do autor Narciso Telles, por sua pesquisa sobre o papel da experiência como um fazer teatral e sua perspectiva sobre etnografia da comunidade para o entendimento do contexto sociocultural local, além de sua aplicação adaptada de atividades; e nas propostas de Viola Spolin e de Augusto Boal sobre a aplicação dos jogos teatrais como instrumento de construção da criatividade e conhecimento sensorial.

Paulo Mendes também recorre à didática da educação na abordagem triangular do ensino de arte de Ana Mae Barbosa, buscando atingir, possivelmente, o conhecimento acessível e igualitário no processo de ensino-aprendizado em teatro, conforme descreve no projeto.

Saiba mais

Os jogos teatrais são um recurso didático de caráter coletivo, cooperativo, problematizador, reflexivo e emancipador. Nas atividades propostas, alunos e alunas confrontam ideias e tomam decisões, o que contribui para que a aprendizagem tenha relevância no seu desenvolvimento.

Confira imagens do local do projeto de extensão, Instituto Projeto de Educação Alternativa Descobrindo o Saber:

Jogos Teatrais em cena Experiência com adolescentes de 14 a 16 anos - Comunidade Sacavém

Por: Marcos Augusto

Produção: Bruna Castro