Estudante de Jornalismo do Câmpus de Imperatriz fala sobre pesquisa que foi premiada com o 1º lugar na categoria apresentação oral do XXXIII Semic

publicado: 11/05/2022 11h06, última modificação: 11/05/2022 12h41

O estudante do 6º período do curso de Comunicação Social - Jornalismo Gustavo Vale, da Universidade Federal do Maranhão, Câmpus de Imperatriz, recebeu a premiação em 1º lugar após apresentação de trabalho científico do XXXIII Seminário de Iniciação Científica (Semic) e do XIII Seminário de Iniciação Tecnológica e Inovação (Semiti), realizados em dezembro de 2021. O estudante participou do evento na categoria Apresentação Oral, na área de Ciências Sociais Aplicadas.

A pesquisa, intitulada “O que são e como são feitos os Resumos da Notícia no site UOL”, foi desenvolvida entre 28 de agosto de 2020 e 31 de julho de 2021, período em que Vale foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), com o objetivo de analisar a estrutura e as particularidades de uso dos resumos, um recurso textual adotado pelo próprio site para apresentar os principais tópicos dos conteúdos. Dessa forma, o estudo realizou um levantamento sobre como se estruturam os resumos das notícias publicadas no portal Universo On-Line (UOL), considerando a organização e o perfil de publicação adotados.

De acordo com o estudante, a relevância da pesquisa consiste em discutir a maneira como o portal estrutura seus resumos para despertar a atenção dos leitores em uma rápida absorção de informação das notícias, além de analisar como o veículo trabalha sua linguagem de forma condensada para dar destaque às matérias.

Integrante do Grupo de Pesquisa em Comunicação e Jornalismo (G-Ciber) há dois anos, ele destacou a emoção de ser premiado e a execução de outra pesquisa. “É a primeira vez que eu realizo uma pesquisa e recebo um prêmio, e isso me motivou a pegar outro plano de pesquisa, também pelo Pibic. Sinto-me muito feliz com a premiação, pois eu e minha orientadora nos dedicamos muito para o desenvolvimento desse trabalho. É gratificante ser pesquisador em tempos em que a ciência e a universidade pública vêm sofrendo cortes nas pesquisas cientificas. Sou grato ao meu grupo de pesquisa GCiber, à orientadora e professora doutora Thaísa Bueno, à UFMA e à Fapema”, enfatizou.

A orientadora do trabalho (foto acima) se surpreendeu com o desempenho do estudante durante a apresentação dele no Seminário e, principalmente, com o resultado da apresentação. “Foi um prêmio em primeiro lugar na classificação geral, então eu fiquei bem orgulhosa. Era a primeira vez que o Gustavo participava do Semic e ele já ganhou esse prêmio, então eu fiquei muito feliz, muito estimulada, e para nós foi uma satisfação enorme, porque é um prêmio de pesquisa científica em plena pandemia. Isso ratifica a importância de um trabalho sério, nós ficamos muito gratos com esse reconhecimento, principalmente por colocarmos Imperatriz em pauta, já que participaram estudantes de todos os câmpus”, declarou.

Atualmente, o estudante se dedica a uma pesquisa sobre novos e velhos suportes, entre títulos, conteúdos convergentes e novas narrativas no jornalismo.

Por: Hérika de Almeida