Estudante de Graduação em Física na modalidade a distância é aprovado no Mestrado Nacional Profissional da UFMA

publicado: 19/12/2022 11h43, última modificação: 20/12/2022 14h59

A formação de professores tem sido uma das grandes conquistas da graduação EaD da Universidade Federal do Maranhão, que tem oportunizado o crescimento e a qualificação de docentes da educação básica no estado. Foi com esse objetivo que Harryson Moraes Andrade entrou no curso de graduação em Física EaD da UFMA e se torna, hoje, o primeiro professor da cidade de Vargem Grande a conquistar aprovação no Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPF), antes de concluir a graduação.

Distante 172 km de São Luís, Vargem Grande é uma cidade pequena que conta com poucos profissionais qualificados para atuar na área de Física nas escolas locais, revela Harryson. “Quando eu comecei a lecionar, quem ministrava as aulas eram professores de áreas afins, como Matemática ou Química. Então, quando os alunos tiveram o contato com a Física por um professor graduando na área, as experiências e perspectivas foram renovadas. Eu trouxe novas metodologias, aulas práticas, pesquisas de campo, sala de aula invertida, entre tantos outros experimentos, o que conquistou a classe”, relatou.

Dar continuidade ao conhecimento científico, logo após a graduação, sempre foi uma das metas do vargem-grandense. Harryson destaca que essa conquista só foi possível com o apoio da equipe do curso de Física EaD, coordenado pela Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED-UFMA).

“Sempre tivemos o incentivo dos professores da graduação, dos tutores, de toda a equipe do Polo de Codó e, principalmente, do coordenador, Edson Firmino, que, aliás, foi um dos maiores incentivadores para eu pleitear uma vaga no Mestrado em Física da UFMA. Ele sempre destacou que todos nós tínhamos potencial para estar ali, competindo academicamente com os demais. Mesmo com todas as atribuições do cargo, ele sempre esteve presente, incentivando e cobrando excelência nas atividades”, contou.

Física EaD: curso nota máxima no MEC

Envolvido desde o início com a criação do curso, o coordenador Edson Firmino de Carvalho evidencia o compromisso de todos os atores envolvidos nas ações da DTED-UFMA, do corpo docente altamente qualificado e produtivo — com 25 doutores e quatro mestres, além do empenho dos estudantes.

“Esse sucesso não acontece por acaso, visto que é derivado de muito planejamento associado a ações como a de promoção de eventos científicos, atividades práticas e capacitação contínua dos profissionais envolvidos. A aprovação de Harryson no mestrado demonstra que estamos seguindo no caminho certo: oportunizando educação superior de qualidade a todo o estado”, diz Carvalho, que também é vice-coordenador do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física.

A licenciatura em Física na modalidade a distância da UFMA carrega grande notoriedade dentro da Instituição. Nas avaliações realizadas pelo Ministério da Educação (MEC), em uma escala entre 1 e 5, o curso recebeu a nota máxima. “Somos o primeiro curso nota 5 na área de Ciências Exatas, entre os presenciais e EaD, no Maranhão, e me orgulho muito de poder fazer parte deste grande projeto”, expressa o coordenador.

Avanço no ensino EaD

A educação na modalidade a distância tem conquistado cada vez mais espaço na Universidade. No início do ano, a Capes divulgou a lista de cursos para a edição 2022 do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB). Para a UFMA, foram liberadas 1.800 vagas em cursos de graduação e especialização EaD, coordenados pela DTED.

Do total de vagas conquistadas, 80% delas são para a graduação (1420 vagas) e 20% para especialização (380 vagas). Além das novas ofertas para os cursos de graduação e especialização nas modalidades a distância, a Capes autorizou a realização de dois novos cursos – Letras-Libras e Educação Física – e uma pós-graduação inédita – Especialização em Tecnologias Digitais no Contexto Educacional – nos polos UAB-UFMA.

“O ensino a distância oportuniza a possibilidade de formação profissional para as pessoas que teriam muita dificuldade no modelo presencial. O Maranhão é um estado grande, com limitação de acesso. A EaD veio para ficar, a pandemia acelerou esse processo em alguns anos, de forma a se estabelecer completamente e desmistificar os receios que os professores tinham com o ensino remoto”, afirma a diretora da DTED-UFMA, Ana Emilia Figueiredo de Oliveira.

Por: Maiara Pacheco/DTED-UFMA