Estreará, nessa quinta, 16, nas redes da TV UFMA, o quadro de entrevistas “Vamos falar de Acessibilidade”

publicado: 15/12/2021 16h04, última modificação: 15/12/2021 18h40
1 | 2
2 | 2

A TV UFMA lançará, a partir de quinta, 16, em suas redes sociais, o quadro de entrevistas “Vamos Falar de Acessibilidade”. A iniciativa visa tratar de temáticas elementares para a promoção de inclusão e acesso nos mais diversos âmbitos sociais. O projeto é, também, o primeiro passo para o lançamento do programa “Canal para Todos”, fruto de ação de desenvolvimento institucional, que ainda está em fase de produção.

O quadro será publicado todas as quintas, no Instagram e YouTube da TV UFMA, disponível em “@tvufma” e “TV UFMA [Oficial]”, respectivamente.

Entre os temas abordados no quadro “Vamos Falar de Acessibilidade”, estão Libras, audiodescrição, fotografia acessível e o papel da Diretoria de Acessibilidade (DACES-UFMA) na promoção de inclusão de pessoas com deficiência no ambiente da Universidade, por exemplo. A Profa. Dra. Maria Nilza, diretora da DACES-UFMA, afirma que é “uma importante iniciativa discutir, dentro dos nossos veículos de comunicação, e esclarecer à comunidade acadêmica, o que nós temos e o que oferecemos, para que a acessibilidade seja realidade na UFMA”.

A Profa. Dra. Josie Bastos, Coordenadora de Comunicação Institucional e do Núcleo de Mídias e Conteúdo da TV UFMA , diz que a iniciativa vai ao encontro dos valores e a missão do canal: “A TV UFMA é uma TV educativa, uma TV pública. Então ela trata desses assuntos públicos de cidadania e inclusão”. Segundo ela, a ideia é trazer a discussão da acessibilidade para a grade de produções do canal, em um momento posterior, além de complementar a presença da TV nas redes sociais, pois “o produto é feito para isso, no formato on-line, com uma edição mais dinâmica, já que é para as redes sociais. E o mais legal disso tudo é que é todo feito por alunos: o roteiro, a produção e a edição é feita por alunos de Comunicação”, comenta.

O quadro vai ser apresentado pelos alunos de Comunicação Social Davi Rocha, Robson Nascimento e Ronilson Almeida. Para Davi, além do aprendizado profissional, o projeto é uma oportunidade de tornar pública uma temática pouco abordada nos veículos de comunicação: “Falar de acessibilidade nas Mídias Sociais da TV UFMA é uma grande chance de colocar esse assunto cada vez mais em pauta em nossa sociedade e dentro da própria Universidade. Essa oportunidade também é uma forma de provocar outros canais de comunicação a falarem mais a respeito da temática”, ressalta.

O quadro “Vamos Falar de Acessibilidade” será disponibilizado semanalmente, toda quinta-feira, nas redes sociais da TV UFMA, a partir desta quinta-feira, 16. Acompanhe no Instagram @tvufma, YouTube TV UFMA [oficial] e Facebook TV UFMA.

TEM ALGUMA SUGESTÃO?

Fale conosco em: