Estão abertas as inscrições para a 1ª edição do evento Miçangas Humanísticas, que abordará questões sobre os professores de sociologia no ensino básico

publicado: 13/04/2021 18h38, última modificação: 14/04/2021 19h21

Com o tema “Ser Professor de Sociologia no Ensino Básico”, o evento Miçangas Humanísticas abre suas inscrições até o dia 30 de junho. Os interessados podem se inscrever gratuitamente por um formulário on-line ou pelo SIGEventos. O evento ocorrerá no dia 1° de julho, por meio do Google Meet e tem como público-alvo estudantes e professores da Universidade Federal do Maranhão e a comunidade em geral. O evento terá a conferência do professor Cristiano Bodart, do Centro de Educação (Cedu) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), que visa suscitar reflexões sobre a formação, os desafios e o cotidiano da atuação dos professores de sociologia nas redes de ensino do Brasil.

Apesar de ser a sua primeira edição, a proposta do Miçangas Humanísticas é realizar eventos em série com o intuito de divulgar e debater temáticas de pesquisa do grupo de pesquisa Mina; do grupo de pesquisa Religião e Cultura Popular; do grupo Vulnera; do Laboratório de Estudos sobre o Processo de Constituição da Subjetivação de Pessoas em Situação de Vulnerabilidade Socioeconômica e Civil; e de grupos de pesquisa da UFMA.

“É uma forma de divulgação de pesquisas e da própria iniciativa de consolidação de uma rede de grupos de pesquisa, envolvendo um grupo já consolidado no Maranhão, o grupo Mina, e um grupo iniciante, o Vulnera, com temáticas próximas, porém com identidades e interesses próprios. A ideia é dialogar de forma pluridisciplinar”, explica o docente e um dos idealizadores do evento, Arinaldo Martins de Sousa.

A criação da rede é uma iniciativa dos professores Marilande Abreu e Arinaldo Martins e procura enriquecer o debate dos grupos de pesquisa, proporcionando aos alunos diferentes pontos de vista sobre as relações sociais em grupos de religião de matriz africana e populações vulneráveis tais como LGBTs, comunidades tradicionais em disputa pelo acesso ao território, e identidades profissionais fragilizadas e estigmatizadas.

A programação do Miçangas Humanísticas contará com quatro etapas: Acolhida aos participantes e apresentação; Acolhida dos organizadores; Conferência; e Debate. Com mediação da professora do Departamento de Sociologia Elisa dos Anjos, a conferência terá início às 19h, com encerramento às 21h, e confere certificado aos alunos.

Para saber mais sobre a conferência, programação ou inscrições, acesse o site do evento.

Por: Maria Eduarda Sousa

Produtor: Marcos Paulo Albuquerque