Espaço da Ciência e do Firmamento – Planetário da UFMA recebe visita de docentes e discentes do Centro de Ciências de Bacabal

publicado: 18/11/2022 14h09, última modificação: 18/11/2022 17h41

A fim de fomentar a divulgação do conhecimento cientifico e promover a integração entre câmpus, na quarta, 16, docentes e alunos dos cursos do Centro de Ciências de Bacabal (CCBa) realizaram uma visita ao Espaço da Ciência e do Firmamento – Planetário da UFMA. Os visitantes observaram experimentos científicos apresentados pelos monitores do Planetário e assistiram a palestra ministrada pelo reitor Natalino Salgado.

Durante a palestra, o reitor discorreu sobre a trajetória da Universidade e reafirmou a importância dessas visitas para a integração do conhecimento científico entre os câmpus da UFMA. Ele esteve acompanhado do vice-reitor, Marcos Fábio Belo Matos; do pró-reitor da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (Ageufma), Fernando Carvalho Silva; do pró-reitor de Assistência Estudantil (Proaes), Leonardo Silva Soares; da pró-reitora de Extensão e Cultura (Proec), Zefinha Bentivi; do diretor do Espaço da Ciência e do Firmamento, Antônio Oliveira; e das professoras de Licenciatura em Educação do Campo do Câmpus de Bacabal, Carolina Pereira Aranha e Juliana Rodrigues Rocha.

O diretor do Espaço da Ciência e do Firmamento, Antônio Oliveira, destacou o processo de integração que é realizado entre os câmpus e ressaltou a importância das visitas que são realizadas a outros câmpus da UFMA, em comitivas oriundas da Cidade Universitária Dom Delgado. A docente Juliana Rodrigues também ressaltou a importância da união entre os câmpus e entre os cursos em suas respectivas áreas de conhecimento: “Cada curso tem um olhar diferente sobre o que estamos visitando, voltados às suas respectivas áreas de formação, e isso trará grande aproveitamento para o nosso Câmpus, quando realizarmos nossa discussão”.

Tone Edson, discente do curso de Ciências Naturais – Biologia do Centro de Ciências de Bacabal, destacou a visita para o corpo discente de seu respectivo câmpus. “A gente sair do Câmpus Bacabal e visitar a Cidade Universitária Dom Delgado é de suma importância para nossa formação, isso acrescenta na nossa vida profissional e pessoal”, declarou.

Saiba mais

O Espaço da Ciência e do Firmamento - Planetário da UFMA tem por objetivo tornar a ciência um bem popular por meio de atividades de divulgação científica. Além disso, em um convênio com a Prefeitura de São Luís, o local passou a ser um ponto turístico da capital maranhense, que tem por objetivo incentivar o interesse científico dos cidadãos.

No Planetário, é possível interagir com vários experimentos científicos e exposições. O espaço é aberto ao público em geral e também realiza observações astronômicas. As visitas podem ser agendadas pelo e-mail planetario@ufma.br.

Confira as fotos:

Visita ao Planetário da UFMA por estudantes de Bacabal - 17-11-2022

Confira também a reportagem:

Por: Marcos Augusto

Produção: Alan Veras