Equipe de nutricionistas da Proaes implanta novo projeto de educação alimentar e nutricional nas residências universitárias

publicado: 08/10/2021 12h32, última modificação: 11/10/2021 21h08
1 | 2
2 | 2

A Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Proaes) da UFMA, por meio da Divisão de Atenção à Saúde do Estudante, está implantando o novo Projeto de Educação Alimentar e Nutricional nas residências universitárias, com o objetivo de promover o autocuidado em saúde por meio de práticas educativas em alimentação e nutrição.

Segundo a nutricionista Talita Lago, as diretrizes do projeto são baseadas nas orientações da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), considerando o contexto do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES).

Dessa forma, elas têm como foco, entre outros, o respeito à dignidade do estudante e à sua autonomia por meio do estímulo de atividades com viés de educação em saúde entre os acadêmicos, em um ambiente não formal de aprendizagem, como a moradia, mais precisamente a cozinha”, ressaltou Lago.

Ela conta que, por meio do Google Classroom, os residentes dos câmpus São Luís e Pinheiro têm acesso a filmes, documentários, podcasts, artigos, quizzes e outros materiais com a temática “Alimentação e Nutrição”.

Os estudantes participam, assinam lista de frequência, dão sugestões de temas e materiais a serem trabalhados para facilitar o dia a dia deles na cozinha. No primeiro semestre de 2021 e no início do segundo semestre letivo, estamos, aos poucos, aplicando os princípios de gamificação nas nossas atividades”, relatou a nutricionista.

No planejamento, o projeto suscita, ainda, discussões com os estudantes sobre as condições do país quanto à garantia e segurança alimentar e nutricional. “Também aproveitamos o contexto socioeconômico atual para problematizar e buscar possíveis soluções aos problemas alimentares. Assim, por meio de enquetes e textos pequenos, os residentes colocam suas interpretações a respeito dos temas abordados”, contou.

Dia do Sorvete

Sempre buscando a interação entre os estudantes, troca de experiências e difusão de saberes, o projeto aposta em datas comemorativas que contemplam o universo da alimentação. Foi com esse intuito que a atividade celebrou o Dia Nacional do Sorvete, no dia 23 de setembro, que coincidiu, também, com as férias discentes, iniciadas em 25 de setembro.

No sentido de fazer menção à data e promover um momento de descontração, bem como tratar de certos paradigmas alimentares, compartilhamos sorvetes e saberes com os discentes. No caso dos estudantes do Câmpus São Luís, foi oferecido o tradicional sorvete de coco, e, em Pinheiro, foi oferecido o sorvete industrializado”, recordou.

Nessa ação, duas empresas foram parceiras do projeto da Proaes: a Sorvetecoco, de São Luís; e a ObaOba Sorvetes, de Pinheiro.

Concurso do macarrão

O projeto realizará também a primeira edição do concurso "Ufmores na Cozinha: desafio do macarrão”. “Buscamos, com esse concurso, estimular o desenvolvimento de habilidades culinárias, gamificar uma prática educativa em saúde, além de proporcionar um momento de descontração e entrosamento entre os moradores das residências universitárias”, explicou Talita Lago.

Segundo as regras, os moradores deverão se organizar em grupos e desenvolver uma receita de macarrão que seja prática e saudável. De cada grupo, um será sorteado para fazer o macarrão, seguindo a receita previamente enviada à comissão julgadora, que deverá ter entre 10 e 20 minutos para o preparo. Em caso de tempo inferior ou superior ao estipulado nas regras, a equipe será eliminada.

A equipe deverá, ainda, enviar um vídeo de até 5 minutos mostrando o procedimento. O custo da preparação deve ser comprovado por nota fiscal, no valor estipulado entre R$ 10 e 20 reais, e a equipe estará eliminada se os valores forem superiores ou inferiores a estes. O ganhador poderá ter seu vídeo, caso autorize, veiculado na TV UFMA.

O concurso é uma atividade teórico-prática, no qual os interessados deverão responder a uma avaliação de dez questões baseadas em assuntos trabalhados em artigos, podcast, filmes e quizzes para receber a primeira nota. Já a segunda nota será a atividade prática com a gravação de um vídeo mostrando a preparação do macarrão. A avaliação será feita por uma comissão de alunos não residentes e beneficiários do Auxílio Alimentação — Restaurante Universitário da Proaes. Essa comissão levará em conta criatividade, praticidade e custo”, esclareceu.

As inscrições para o primeiro concurso “Ufmores na Cozinha: desafio do macarrão” começará no dia 16 de outubro, em que se celebra o Dia Mundial da Alimentação, e o resultado final na apropriada data do Dia Mundial do Macarrão, em 25 de outubro.

Por: Maiara Pacheco

Produção: Marcos Paulo Albuquerque