Equipe de jogos eletrônicos da UFMA se classifica para a etapa nacional do campeonato Banco do Brasil Game Series

publicado: 09/04/2021 11h42, última modificação: 09/04/2021 19h59

A Organização de E-Sports da Universidade Federal do Maranhão Pandas se classificou para a etapa nacional do BB Game Series, campeonato do Banco do Brasil. A equipe conquistou a segunda fase do torneio na classificatória Nordeste, que ocorreu na terça-feira, 6.

O BB Game Series, que se estenderá até junho, está realizando uma série de torneios universitários com disputas de League of Legends (LoL), Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO), Clash Royale e Hearthstone (HS). A Pandas UFMA se classificou com três vitórias e uma derrota no line-up de CS:GO e conseguiu resultados expressivos em dois jogos: 16 a 1 e 16 a 2, respectivamente.

O avanço no campeonato, segundo Gerson Soares, presidente da organização estudantil, é fruto de um trabalho árduo e dedicação do time na modalidade CS:GO. “É muito bom ver a evolução do time dessa forma. Incentivamos a modalidade desde a fundação da seleção e, hoje, temos jogadores habilidosos no elenco capazes de trazerem excelentes resultados para a Universidade", disse.

Para Bertoldo Klinger, o capitão da modalidade de CS:GO e graduando em Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT), a experiência com a Pandas UFMA é singular e muito importante para o cenário dos e-sports universitários.

“Temos vivências do cenário amador local e percebemos que é muito difícil conciliar os treinos dos times semiprofissionais com as atividades acadêmicas. No entanto podemos notar que as seleções universitárias promovem melhor gestão entre as rotinas esportista e acadêmica, além de reunir novos talentos e ampliar o acesso ao universo dos e-sports tanto local, quanto nacional”, revelou o gamer.

Outro integrante da equipe, João "Parker" Ramalho, estudante de Economia, frisou que campeonatos como o promovido pelo Banco do Brasil são importantes porque têm grande relevância nacional.

“Com a estrutura oferecida no BB Game Series, os melhores times do Sul e Sudeste estão competindo para a classificação nacional. Para a Pandas, é uma grande conquista conseguir a classificação e ter a chance de mostrar o nosso jogo contra times mais consolidados", considerou “Parker”.

Outras informações sobre a seleção de e-sports Pandas da UFMA poderão ser consultadas via instagram @pandasufma.

Pandas UFMA

A seleção é uma organização estudantil que representa a Universidade Federal do Maranhão nos campeonatos universitários de jogos eletrônicos. Surgiu de iniciativa estudantil e tem como fundadores Gerson Diniz, Guilherme Reis, Luã Saunders e José Sá, com orientação do pró-reitor de Assuntos Estudantis, Leonardo Silva Soares, e do Diretor de Esportes, Flávio Pires, em parceria com David Boaventura e a atlética oficial da UFMA, a Guará.

Por: Maiara Pacheco