Equipe de foguetemodelismo da UFMA é aprovada em edital de fomento junto à AEB

publicado: 17/12/2020 00h00, última modificação: 31/12/2020 16h44

SÃO LUÍS - A equipe de foguetemodelismo Sirius Rockets, da Universidade Federal do Maranhão, foi aprovada no edital de apoio aos grupos de foguetes acadêmicos. A seleção foi realizada pela Fundação de Ciência, Aplicações e Tecnologias Espaciais (FUNCATE), por meio do termo de fomento junto à Agência Espacial Brasileira (AEB) denominado E2T (Programa Espaço, Educação e Tecnologia), o programa tem por objetivo apoiar o desenvolvimento da ciência e tecnologia no país.

Fundada em 2018, a equipe é composta por integrantes, em sua maioria, do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT), porta de entrada para cursos de engenharia, entre eles, a Engenharia Aeroespacial da UFMA, que tem parceria com o ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) e conta com o apoio e suporte da rede de professores e coordenadores do curso. A Sirius Rockets já participou de diversos eventos estudantis e, ao longo de sua trajetória, já apresentou diversos protótipos de minifoguetes.

O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) é um apoiador de suma importância para o progresso da equipe universitária no cenário de foguetemodelismo. Ao abrir as portas do Centro de Lançamento para os acadêmicos, por meio de visitas técnicas, minicursos e workshops, proporciona, assim, um horizonte de possibilidades aos estudantes. A troca de conhecimento e experiências entre os técnicos do CLA e os discentes fortalece ainda mais o cenário aeroespacial brasileiro.

Revisão: Jáder Cavalcante

Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado