Equipe da Proen visita o Colégio Educallis e o IEMA, marcando a segunda fase do projeto UFMA na Escola

publicado: 29/11/2021 17h00, última modificação: 30/11/2021 10h02
1 | 10
2 | 10
3 | 10
4 | 10
5 | 10
6 | 10
7 | 10
8 | 10
9 | 10
10 | 10

Marcando a segunda fase das atividades do projeto UFMA na Escola, desenvolvido pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen) da Universidade Federal do Maranhão, na manhã dos dias 25 e 26 deste mês, representantes da Proen visitaram o Colégio Educallis, polo Anil, e o Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), unidade Centro. As atividades ocorreram nos auditórios das instituições e contaram com a participação de alunos do ensino médio.

De acordo com Polyana Ferreira, gestora psicopedagógica do ensino médio do Colégio Educallis, ao longo do ano foi desenvolvido um trabalho de orientação e acompanhamento dos alunos do ensino médio, especificamente do terceiro ano, pois se trata de um encerramento de um ciclo e tomada de decisões que incide diretamente na vida destes estudantes, possibilitando atividades que vão ser oportunizadas após o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

“Hoje recebemos a equipe da UFMA, ensejando a ampliação de oportunidades destes alunos para que escolham de forma consciente e tranquila o curso que desejam ingressar no ensino superior. Alguns alunos da primeira e segunda série do ensino médio estão participando do Enem, assim como a maioria da terceira série. Essa parceria com a Universidade oportuniza que esse aluno opte por uma carreira profissional assertiva, por meio das orientações e explanações apresentadas neste projeto, assim como o apoio educacional e psicossociopedagógico fornecido pela escola”, pontuou.

Para a estudante da terceira do ensino médio e do curso técnico em Eventos do Iema, Samara Christinny Soares dos Santos, esse projeto é um grande incentivo aos alunos que estão na fase de conclusão do ensino médio, principalmente aqueles que possuem dúvidas quanto ao curso que devem escolher ao sair o resultado do Exame no portal do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

“Parabenizo a UFMA pela iniciativa deste projeto, é um momento que nós jovens aprendemos mais sobre a estrutura organizacional dos cursos da instituição, conhecida por sua atuação científica no cenário nacional e internacional, contribuindo com o desenvolvimento do estado e do país. A Universidade também proporciona ótimos eventos acadêmicos e que estimulam o empreendedorismo. Pretendo cursar Pedagogia na UFMA, por me identificar desde cedo com o amor que as crianças transmitem. Estou reforçando a minha preparação para o Enem por meio de videoaulas no YouTube e ‘aulões’ ofertados pelo Instituto”, comentou.

Já para Guilherme Cardoso Sousa, estudante da terceira série do ensino médio e do curso técnico em Meio Ambiente no Iema, essa época que antecede os vestibulares e o Enem, os nervos dos estudantes ficam “à flor da pele”, com muita ansiedade sobre qual caminho acadêmico devem seguir. “Ter esse contato com a equipe da UFMA é tranquilizador, pois temos a oportunidade de tirar as nossas dúvidas quanto ao Sisu, etapas do Enem, processo de matrícula, documentação, entre outros assuntos. Por mais que lemos os editais várias vezes, as informações verbalizadas são mais fáceis de compreender. Penso em cursar na UFMA, qualquer curso da área da saúde, minhas preferências são os cursos de Medicina e Psicologia”, explicou.

Jonhatan de Matos Camilo, diretor do Iema, unidade Centro, salientou que neste momento de saída destes estudantes do ensino médio, conhecer os processos de ingresso no ensino superior e cursos da instituição é optar por um dos dois caminhos oportunizados, uma vez que, os mesmos podem ingressar diretamente no mercado de trabalho por meio de sua formação técnica, realizada paralelamente durante o ensino médio no Iema, ou dar sequência em suas vidas acadêmicas, por intermédio de uma graduação.

“Nós temos um projeto de preparação e apoio aos estudantes que desejam realizar vestibulares, Enem e o Sistema de Avaliação da Educação Básica, dentro da nossa grade curricular, que é chamado de pós-médio, que ocorre durante o ensino médio, antecedendo o período de estágio dos estudantes dos cursos técnicos. Eles têm contato com questões aplicadas em outros exames e vestibulares, além de ‘aulões’ virtuais, materiais digitais e apoio de professores das disciplinas convencionais”, finalizou.

Conheça o Projeto

UFMA na Escola é um projeto desenvolvido pela Pró-Reitoria de Ensino que objetiva levar a Universidade às escolas de ensino médio por meio da apresentação de seus cursos e do Portal das Profissões, despertando o interesse dos estudantes que almejam ingressar no ensino superior pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As visitas ocorrem este mês e em dezembro, e inicialmente as escolas a serem visitas pela equipe da Proen são o Colégio Educallis; Colégio Universitário (Colun); Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) e a escola Upaon-Açu. Outras instituições de ensino estão em consulta para serem visitadas em dezembro pela equipe da Proen.

Por: Allan Potter

Fotos: Allan Potter e Adriano Santos da Luz (Iema)