ENTREVISTA: professora do Departamento de Psicologia da UFMA explica sobre como funciona o projeto Plantão Psicológico Centrado na Pessoa durante a pandemia

publicado: 24/03/2021 09h30, última modificação: 23/03/2021 23h17

O projeto de extensão Plantão Psicológico Centrado na Pessoa, que desde 2017 oferece várias atividades à sociedade maranhense, realiza o serviço de forma remota para atendimento de emergência, funcionando às terças e quintas-feiras pela manhã. O plantão presta atendimento gratuito a indivíduos, famílias, casais e conta com o apoio da Defensoria Pública do Maranhão e do Instituto Pessoas (IPÊ).

Para que a comunidade acadêmica pudesse conhecer mais sobre a atuação do projeto de extensão plantão psicológico, a professora e coordenadora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Maranhão, Claudia Aline Monteiro, discorreu sobre a atuação do projeto e como funciona o atendimento durante os dias atuais, entre outros assuntos. Confira a entrevista que foi concedida à Diretoria de Comunicação (DCom) da Superintendência de Comunicação e Eventos (SCE) da UFMA.

DCom: Como funciona o projeto de extensão Plantão Psicológico?

Cláudia Aline - O projeto “Plantão Psicológico Centrado na Pessoa: democratizando o acesso público à Psicologia” funciona por meio de diversas ações comunitárias, para promover saúde e desenvolvimento de pessoas, grupos e comunidades. Oferecemos cursos de extensão, de capacitação profissional - como, por exemplo, de plantão psicológico e de facilitação de processo grupal - e de educação popular, em arte e psicologia, bem como rodas de conversa e oficinas sobre temáticas demandadas por comunidades e instituições.

DCom: Quais são as principais ações que o Plantão Psicológico está realizando?

CA - Como atividade principal temos oferecido desde 2017, gratuitamente, o Serviço de Plantão Psicológico Centrado na Pessoa, que funcionou presencialmente na Defensoria Pública do Estado do Maranhão, DPE-MA, e no

O Núcleo de Extensão da Vila Embratel, Neve, até março de 2020. É um serviço de atendimento clínico de urgência psicológica realizado por psicólogos voluntários no projeto e estudantes de psicologia da UFMA, devidamente supervisionados. Atualmente, estamos oferecendo o serviço on-line de Plantão Psicológico Centrado na Pessoa. No futuro, após a pandemia, ofereceremos o nosso serviço clínico tanto em modo presencial quanto on-line. Quanto às parcerias do projeto, mantemos com a DPE-MA, com o Neve e com a associação comunitária Clube de Mães Mateus.

DCom: Quem pode ser atendido pelo projeto?

CA -Toda e qualquer pessoa ou comunidade que busque o projeto, por meio do e-mail plantaopsicologicoacp@gmail.com. Detalhes também podem ser vistos no Instragram no Plantão Psicológico. Em nosso serviço clínico, sempre recebemos muitas famílias, trazendo suas crianças e adolescentes, por exemplo.

DCom: Como está sendo realizado o atendimento às pessoas?

CA - Divulgamos em nossas redes sociais de sexta a domingo, e as pessoas se inscrevem por formulário do google, para serem atendidas on-line na semana seguinte. Depois que a pessoa preenche o formulário e já está garantido o seu atendimento. Então, é só aguardar que o plantonista responde informando o horário e o link do Google Meet para atendimento.

DCom: Como o projeto está atuando durante a pandemia?

CA - Mantemos cursos, rodas de conversa, oficinas e nosso atendimento clínico de urgência, sendo a diferença que, neste momento de pandemia, estamos trabalhando on-line. Tentando dar a melhor assistência possível aos que precisam de nosso auxilio

DCom: O que o projeto planeja para 2021?

CA – Continuar com essa parceria que é muito importante, do Instituto Pessoas, daqui de São Luís, cujo coordenador, o professor Edson Bezerra, é nosso supervisor clínico voluntário desde 2017. Juntamente em manter e fortalecer as nossas ações, comunitárias e clínicas, on-line e, na medida em que isso for possível, retomar algumas em modo presencial. Até lá, o projeto continua capacitando a sua equipe executora e oferecendo serviços on-line.

Por: Michelle Sousa

Produção: Marcos Paulo Albuquerque