ENTREVISTA: presidente da AAUFMA fala sobre o aniversário de 28 anos da Associação e das atividades virtuais comemorativas

publicado: 12/03/2021 20h16, última modificação: 15/03/2021 12h42
1 | 2
2 | 2

No dia 10 de março, a Associação dos Amigos da UFMA (AAUFMA) completou 28 anos de fundação, comprometida com o desenvolvimento da pesquisa, do ensino e da extensão da Universidade Federal do Maranhão e zelando pelas boas relações entre trabalhadores ativos e aposentados da instituição (docentes e técnicos-administrativos). Confira a entrevista que foi concedida à Diretoria de Comunicação (DCom) da Superintendência de Comunicação e Eventos (SCE) da UFMA por Domingos Ferreira, presidente da AAUFMA, para falar sobre a comemoração do aniversário da associação e sua história.

DCom: Como foi construída a programação de comemoração de 28 anos da AAUFMA?

Domingos Ferreira - O afastamento presencial nos deixou o desafio de lidar com esse novo momento na AAUFMA. A grande maioria dos nossos associados busca auxílio presencial por se sentir acolhido pela atenção e comunicação clara para suas demandas junto à UFMA. Agora, com a comunicação virtual, a AAUFMA vem conseguindo atendê-los de forma híbrida, assegurando todas as normas sanitárias de prevenção à covid-19. Devido às medidas de prevenção da covid-19, a associação cancelou suas atividades sociais presenciais. Este ano, toda a programação de aniversário será on-line e homenageará todas as mulheres que participaram das diretorias e os presidentes, como uma forma de agradecimento pelo trabalho dedicado à entidade nesses 28 anos. Além disso, será celebrada uma missa de Ação de Graças, pelos 28 anos de fundação, no dia 14, às 10h30, na Igreja São Paulo Apóstolo, a ser transmitida pelo Youtube.

DCom: Como surgiu a AAUFMA?

DF – A Associação nasceu a partir de uma ideia de alguns docentes e técnicos-administrativos da UFMA que estavam em processo de aposentadoria. Essa ideia se tornou uma realidade palpável, para a alegria de muitos associados, a partir de 10 de março de 1993. Nestes 28 anos, a AAUFMA tem contribuindo com a aproximação dos associados, oportunizando encontros sociais, solidificados na amizade e no respeito, construídos durantes anos de dedicação e trabalho na Universidade Federal do Maranhão.

DCom: Como é a composição atual da AAUFMA?

DF - Nesses anos, doze diretorias foram eleitas pelo voto dos associados, que permaneceram coesos no cumprimento de sua missão, que é o de congregar os servidores ativos e aposentados da UFMA, mantendo viva a relação de conhecimento e amizade e, assim, fortalecendo o vínculo com a UFMA. Cada gestão é composta de presidente e vice, além de secretários, tesoureiro e diretores jurídico, social, científico e um conselho fiscal.

DCom - Como estão sendo desenvolvidas as atividades da AAUFMA durante a pandemia?

DF - A AAUFMA, por meio de suas ações, exerce uma interação com seus associados e a UFMA, buscando fortalecer a visibilidade em sua área de atuação. Em período normal, sem as restrições da pandemia, anualmente, realizamos eventos culturais e sociorrecreativos, propiciamos ações de qualidade de vida e bem-estar aos associados, por meio de promoção de cursos, palestras, atividades recreativas como excursões nacionais e internacionais e passeios no estado e na capital. A Associação mantém, atualmente, 60 convênios com empresas, das áreas da educação, saúde, lazer e bem-estar, e comerciais, com descontos de 5% a 40% para os associados e seus dependentes.

A AAUFMA tem sede na UFMA e mantém as normas sanitárias utilizadas nos setores públicos para o atendimento presencial. Neste momento, estamos em cumprimento ao decreto do governo do Estado do Maranhão, mas continuamos a manter as nossas atividades por meio virtual, mantendo a atenção e a comunicação precisa para as nossas necessidades junto aos associados.

Saiba mais

Outras informações podem ser obtidas por meio do e-mail aaufma@gmail.com e/ou pelas respectivas redes sociais no Facebook e Instagram.

Por: Allan Potter

Produção: Marcos Paulo