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ENTREVISTA: Chefe da Divisão de Qualidade de Vida detalha as ações voltadas aos servidores

publicado: 07/12/2020 00h00, última modificação: 31/12/2020 16h44

 

SÃO LUÍS – “A qualidade de vida é um conceito subjetivo relacionado ao modo como cada indivíduo percebe sua posição na vida acerca de diversos aspectos. (...) Alguns autores defendem que as ações de qualidade de vida no trabalho promovem maior satisfação no trabalho, aumentam a produtividade, possibilitam uma atitude mais favorável em relação ao trabalho, entre outros benefícios." Foi dessa forma, acrescentando ainda mais elementos em sua explanação, que a chefe da Divisão de Qualidade de Vida (DQV) da Coordenação de Atenção à Saúde do Trabalhador da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) da UFMA, Alynne Virginya de Queiroz Lima, psicóloga, mestra em Administração, definiu o conceito de qualidade de vida para o trabalhador.

Esse e outros aspectos, como os projetos da DQV, os trabalhos durante a pandemia, as ações voltadas para os aposentados e servidores idosos e as atividades voltadas para os câmpus do interior, foram detalhados pela chefe da Divisão, em entrevista concedida à Diretoria de Comunicação (DCom) da Superintendência de Comunicação e Eventos (SCE). Confira a entrevista completa.

DCom: Hoje em dia, no que consiste a Qualidade de Vida?

Alynne Virginya - A qualidade de vida é um conceito subjetivo relacionado ao modo como cada indivíduo percebe sua posição na vida acerca de diversos aspectos. A Organização Mundial da Saúde preconiza seis domínios relacionados à qualidade de vida, que são: físico (avaliação sobre sono e repouso, presença de dores e desconforto, ter energia ou sentir fadiga), psicológico (presença de sentimentos negativos ou positivos, nível de autoestima, imagem de si, modos de pensar, capacidade de aprendizado, memória e concentração), social (relações pessoais, presença de suporte social e relações sexuais), ambiental (sensação de segurança física e proteção, ambiente doméstico e físico, recursos financeiros, utilização de meios de transporte, opções de lazer, oportunidade de adquirir informações), nível de independência (mobilidade, dependência a medicações e tratamentos, capacidade para o trabalho, atividades da vida cotidiana) e espiritual (crenças pessoais, espiritualidade e religião).

O termo foi incorporado pelas organizações com o intuito de priorizar as pessoas e suas relações com o contexto de trabalho. Alguns autores defendem que as ações de qualidade de vida no trabalho promovem maior satisfação no trabalho, reduzem níveis de rotatividade e absenteísmo, aumentam a produtividade, possibilitam uma atitude mais favorável em relação ao trabalho, entre outros benefícios. Para tanto, faz-se necessário investigar, entre os trabalhadores, o que eles pensam sobre seu contexto de trabalho e focar na remoção de fatores geradores de insatisfação e fortalecer os fatores que geram satisfação. Algumas instituições investem mais em ações para estimular hábitos saudáveis e mudanças no estilo de vida dos trabalhadores, aproximando-se mais no conceito global em torno da qualidade de vida, enquanto que outras focam mais nas mudanças dos ambientes de trabalho, tais como: nas condições e organização do trabalho, oportunidades de crescimento profissional, reconhecimento, relações socioprofissionais e ainda pode ocorrer uma mescla nessa forma de gerir as ações de qualidade de vida no trabalho. De um modo geral, os programas de qualidade de vida no trabalho representam uma importante ferramenta de gestão de pessoas, com foco nos trabalhadores e em melhorias nos ambientes de trabalho.

DCom: Quais são os projetos que a UFMA tem hoje no campo da Qualidade de Vida?

AV - Programa de Atividades FísicasObjetivo: oferecer atividades físicas que contribuam para a melhoria da qualidade de vida dos servidores, bem como outras ações de cunho educativo relacionadas a uma vida saudável. Ações: Avaliação física; Ginástica laboral em alguns setores administrativos; Natação; Hidroginástica; Treinamento Funcional. Coordenação Técnica: Thaliane Maia – Fisioterapeuta. Obs.: Atualmente, todas as atividades físicas estão suspensas em virtude da pandemia.

Programa Saúde Vocal - Objetivo: Promover ações de saúde vocal, visando à prevenção e à intervenção nas alterações da voz dos servidores. Ações: realizar duas campanhas anuais em datas alusivas ao tema Voz; oferecer Grupos de Voz para Professores; capacitar entre 20 e 30 docentes anualmente quanto a princípios e práticas vocais por meio da participação nas assembléias departamentais ou oferta de cursos; realizar Triagem Vocal para professores a cada semestre; acompanhamento dos servidores em readaptação devido às doenças relacionadas à voz. Coordenação Técnica: Joseilma Garrido - Fonoaudióloga

Programa Recomeçar - Objetivo: Desenvolver ações de prevenção e combate ao uso do álcool e outras drogas entre os servidores. Ações: Realização de campanhas de sensibilização em datas alusivas a essa temática; encaminhamento dos servidores com dependência química para tratamento especializado; acompanhamento dos servidores com dependência química; realização de visitas domiciliares e visitas institucionais, intervenções perante a família e sensibilização de chefias. Coordenação Técnica: Helciane Pereira – Assistente Social

Programa Novos Caminhos – Objetivo: Disponibilizar condições para que os servidores, em via de aposentadoria, sintam-se preparados para se aposentarem com saúde e qualidade de vida. Ações: Oferta anual do Curso de Preparação para Aposentadoria, em parceria com a Divisão de Capacitação, por meio de módulos, que abordarão conteúdos relacionados à temática da Aposentadoria; envio de certificado de reconhecimento ao servidor após três meses de aposentado. Coordenação Técnica: Kariane Alves – Assistente Social

Programa Mais Viver - Objetivo: Desenvolver ações e atividades de promoção à qualidade de vida para servidores aposentados da UFMA. Ações: Realização de visitas de prova de vida aos servidores aposentados que estão com dificuldade de locomoção, momento em que será realizada uma escuta social; desenvolvimento de um grupo de aposentados com oferta de terapia ocupacional, atividades físicas e outras temáticas relacionadas ao processo de envelhecimento; divulgação de informações atualizadas sobre a UFMA, das atividades e ações desenvolvidas pela DQV por meio de telefonemas, e-mail e outros meios de comunicação para os servidores aposentados. Coordenação Técnica: Kariane Alves – Assistente Social

Programa Readaptar - Objetivo: Acompanhar e orientar o servidor  que adquiriu alguma doença ou limitação que o impeça de desenvolver suas atividades anteriores durante o processo de Readaptação em novas atividades. Ações: Entrevistas com o servidor em situação de adoecimento; levantamento de setores para uma nova lotação, se necessário, e sensibilização de chefias; reunião com chefias e encaminhamento dos servidores à Perícia Médica. Coordenação Técnica: Mônica Alves - Psicóloga

Programa Integrar – Objetivo: Propiciar a integração do novo servidor no setor de lotação. Ações: Realização de entrevista de alinhamento de perfil com servidor ingressante; identificação dos servidores recém-admitidos na instituição, bem como seus respectivos setores de lotação para realização de visita in locco; entrevista com novos servidores sobre seu processo de adaptação; avaliação do processo de adaptação do novo servidor; devolutiva ao novo servidor acerca dos aspectos apontados no instrumental respondido e que merecem intervenção. Coordenação Técnica: Assimey Cunha - Assistente Social.

Programa Incluir - Objetivo: Desenvolver ações que propiciem inclusão aos servidores com deficiência no ambiente na UFMA. Ações: Mapeamento dos servidores com deficiência; contato com servidores por meio telefônico ou por e-mail para explicar sobre o Programa; aplicação de um questionário; elaboração de relatório com as demandas dos servidores para possíveis mudanças na política de acessibilidade da UFMA. Coordenação técnica: Carla Gaspar (Assistente em Administração)

Programa de Relações Interpessoais no Trabalho - Objetivo: Contribuir na melhoria das relações interpessoais dos servidores em seus ambientes de trabalho na UFMA. Ações: Desenvolvimento de campanhas de combate ao Assédio Moral e palestras sobre relações interpessoais; escuta qualificada sobre o contexto de trabalho e as relações interpessoais; orientações às chefias sobre estilos de liderança e mediação de conflitos. Coordenação Técnica: Alynne Virginya (Psicóloga)

Outras ações: Ações de Promoção à Saúde (vacinação, aferição de pressão, avaliação do estresse, etc); campanhas educativas de prevenção relacionadas às datas do Calendário da Saúde (Ministério da Saúde); elaboração de relatórios psicossociais solicitados pela Perícia Médica; escuta Individualizada relacionadas ao contexto de trabalho e de saúde; aplicação de diagnóstico de Qualidade de Vida no Trabalho conforme demanda dos setores.

DCom: As ações, por conta da pandemia, passaram a ser feitas de maneira virtual?

AV - Em virtude da pandemia alguns programas tiveram que ser suspensos totalmente, como, por exemplo, o de atividades físicas, os encontros presenciais com os servidores aposentados, visitas aos setores, entre outros; mantivemos apenas a parte educativa utilizando os canais de comunicação disponíveis pela Instituição e as escutas e acompanhamentos de servidores passaram a ser feitas de forma on-line e virtual, utilizando plataformas, telefone e e-mails, conforme as recomendações de saúde e institucional.

DCom: Nós podemos dizer que, hoje em dia, as pessoas se preocupam mais com a qualidade de vida?

AV - Hoje em dia as pessoas estão mais preocupadas com sua qualidade de vida e em adotar um estilo de vida mais saudável, fato comprovado pela procura por nossas atividades físicas, nossas ações em saúde, como aferição de pressão, testagens de glicemia, vacinação, orientações nutricionais, entre outras. No entanto ainda temos quem deixe para depois alguns cuidados necessários para o prolongamento da vida e da saúde, ou que tenda a enfocar mais no aspecto profissional. Isso pode impactar até mesmo no processo de aposentadoria, em que muitos sentem dificuldades em se desligar do trabalho. O ideal é tentar achar um equilíbrio entre as diversas áreas da vida, saber conciliar seus compromissos profissionais com os pessoais e familiares.  

DCom: Quais são os projetos que a DQV pretende ainda implementar?

AV - Anteriormente, existia o Programa de Ergonomia no qual a Terapeuta Ocupacional do setor, Fabiana de Pádua, avaliava os ambientes de trabalho, sugerindo melhorias e intervenções ergonômicas. Em virtude de um desejo antigo de enfatizar mais a atuação na sua área profissional, será lançado um Programa de Terapia Ocupacional, cujo objetivo será o de promover atividades educativas sobre saúde no trabalho e aplicação de técnicas terapêuticas ocupacionais aos servidores. A pretensão é que seja posto em prática após o término das medidas de distanciamento social devido ao coronavírus.   

DCom: As ações da DQV têm algum custo para o servidor?

Todas as ações da DQV são gratuitas. Não existe nenhum custo para o servidor.

DCom: As ações alcançam tanto servidores ativos quanto aposentados?

AV - Sim. Alguns programas/ações permitem a participação tanto de ativos quanto de aposentados. Outros são mais relacionados ao contexto de trabalho, por isso atendem apenas às demandas de ativos. No nosso Programa de Atividades Físicas, por exemplo, havia vários servidores aposentados inscritos e muito atuantes. Ano passado, implantamos um programa específico voltado para os servidores aposentados, Mais Viver, que oferece encontros semanais com diversas atividades relacionadas ao processo de envelhecimento, saúde, terapia ocupacional, vida ativa após a aposentadoria, troca de experiências, entre outras atividades.

DCom: Que ações foram feitas, especificamente, sobre a pandemia para os servidores da UFMA?

AV - Nós focamos nas campanhas educativas de prevenção ao novo coronavírus, tais como: dicas para manter-se saudável durante a quarentena, orientações sobre o uso e os cuidados com a máscara, etiqueta respiratória, como lavar as mãos, bem como realizamos também campanhas de cuidados consigo mesmo, enfocando questões físicas e psicológicas, tais como: dicas para práticas de atividades físicas em casa, gerenciamento do estresse e da ansiedade, orientações sobre alimentação saudável, prevenção ao abuso de bebidas durante esse período, ergonomia e trabalho remoto, organização da rotina.

DCom: Como as ações alcançam os servidores dos câmpus do interior?

AV - Ainda é um grande desafio fazer chegar algumas dessas ações aos câmpus do interior, visto que nossa equipe multiprofissional encontra-se em São Luís, e algumas dessas atividades são realizadas nas dependências da Cidade Universitária. As campanhas educativas são enviadas via memorando eletrônico e por meio das nossas redes sociais e da instituição, podendo alcançar o servidor de qualquer câmpus. Também, por vezes, contamos com a equipe de psicólogos e assistentes sociais das unidades do interior para realizar alguma atividade que integra nossos programas, como aplicação de questionários com novos servidores, acompanhamento de servidores em situação de dependência química, entre outras.  Aproveitando a oportunidade, gostaria de divulgar nossas redes sociais: Instagram: @dqv.ufma e @progep.ufma; Facebook: \Dqv Ufma; E-mail: dqv.progep@ufma.br; Ramais: 8817 e 8818.

Revisão: Jáder Cavalcante

Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Texto: DCom
Última alteração em: 09/12/2020 10:13