Ensino que inspira cuidado: promovendo saúde e conhecimento no Dia Nacional de Luta Contra Queimaduras

publicado: 07/06/2023 12h04, última modificação: 07/06/2023 12h04
Conheça o curso “Cuidado aos pacientes vítimas de queimaduras”, gratuito e disponível na UNA-SUS/UFMA

Dia 6 de junho é celebrado o Dia Nacional de Luta Contra Queimaduras, uma data que visa conscientizar a população sobre as medidas preventivas necessárias para reduzir a incidência de acidentes envolvendo queimaduras. Na interseção entre ensino, saúde e conscientização, a UNA-SUS/UFMA destaca o curso “Cuidado aos pacientes vítimas de queimaduras”, que tem como objetivo contribuir com a qualidade da assistência e aprimorar o atendimento a pessoas que sofrem a lesão. As matrículas seguem abertas até agosto no site unasus.ufma.br.

As queimaduras são lesões causadas principalmente por agentes térmicos, químicos, elétricos ou radioativos, podendo resultar em destruição parcial ou total da pele e de tecidos mais profundos. Dependendo da profundidade e do tamanho da lesão, as queimaduras são classificadas em 1º, 2º ou 3º grau.

Gravidade das queimaduras no país – Infelizmente, os acidentes envolvendo queimaduras são altos no país, o que torna uma realidade preocupante. De acordo com o Departamento de Informática do SUS (DATASUS), no período de março de 2021 a março de 2022, foram registradas cerca de 2.300 internações hospitalares em crianças de 0 a 14 anos, decorrentes de contato com água ou outros líquidos ferventes. O grupo mais vulnerável é o de crianças entre 1 e 4 anos de idade.

A gravidade das queimaduras também pode ser observada em estatísticas nacionais e globais. Anualmente, ocorrem cerca de 1 milhão de casos de queimaduras em todo o mundo, sendo aproximadamente 150 mil internações por ano no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde. Surpreendentemente, as crianças representam 30% desse número.

Entre os anos de 2015 e 2020, o Brasil registrou 19.772 óbitos por queimaduras, sendo que a eletricidade foi responsável por 46,1% dessas mortes, totalizando 9.117 óbitos. Além disso, a queimadura elétrica possui potencial para causar óbito imediato no momento do trauma, correspondendo a 70% dos óbitos relacionados a queimaduras. Esse tipo de lesão também pode levar a sequelas importantes, incluindo grandes amputações.

Atendimento especializado – Com o objetivo de capacitar os profissionais de saúde para lidar com os desafios decorrentes do manejo de pacientes vítimas de queimaduras, o Ministério da Saúde, em parceria com a Universidade Federal do Maranhão, por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) e o Grupo SAITE (CNPq/UFMA) desenvolveu o curso "Cuidado aos pacientes vítimas de queimaduras".

Com uma carga horária de 30 horas, o curso é oferecido na modalidade de ensino a distância, sem a mediação de tutores. Entre os temas abordados estão: a epidemiologia das queimaduras, a caracterização e diagnóstico da extensão da lesão, a avaliação de risco e vulnerabilidades, primeiros socorros e remoção dos pacientes vítimas de queimaduras, entre outros assuntos relacionados.

A qualificação proporcionada pelo curso engloba os protocolos de cuidados, os critérios para encaminhamentos e os processos de reabilitação dos pacientes que sofreram queimaduras. Além disso, busca auxiliar as equipes de saúde na orientação à população sobre os aspectos relacionados à prevenção desse tipo de lesão.

“Diante da importância do conhecimento que a capacitação traz aos profissionais de saúde, especialmente no âmbito da Atenção Primária à Saúde, a iniciativa visa melhorar a qualidade do atendimento aos pacientes e contribuir para a redução dos acidentes”, aponta a coordenadora geral da UNA-SUS/UFMA, Ana Emilia Figueiredo de Oliveira.

A qualificação é fundamental para prevenir novos casos de queimaduras e garantir uma assistência profissional adequada e eficaz a todos que necessitem de cuidados especializados nessa área.

Por: Dted