Encontro Nacional celebra Centenário de Paulo Freire, com debates sobre dialogicidade e educação, com transmissão pelo Youtube

publicado: 03/11/2021 14h11, última modificação: 03/11/2021 20h38

Entre os dias 3 e 5 de novembro, de forma remota, com transmissão pelo Canal Institucional da UFMA, ocorrerá o Encontro Nacional de Diálogos Freirianos na Universidade Federal do Maranhão (Endifre), com o tema “Centenário de Paulo Freire: Dialogicidade e Educação entre lutas e amorosidades”. As inscrições ainda estão disponíveis e podem ser realizadas pelo site do evento, na função de participante e/ou ouvinte. A programação do encontro contará com círculos de cultura, cineclube, apresentações de trabalhos e palestras

O Endifre conta com a participação de pesquisadores e docentes da UFMA, dos câmpus de São Luís, Bacabal, São Bernardo e Imperatriz; da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e da Universidade Federal de Tocantins (UFT).

Segundo Dulcineia de Fátima Ferreira, docente do Departamento de Educação (DEI) II da UFMA, tutora do PET Conexões de Saberes Comunidades Populares e uma das organizadoras do evento, o encontro nacional destina-se a pesquisadores, educadores, estudantes e professores de todas as áreas do conhecimento, pois a obra do filósofo e educador brasileiro Paulo Freire ultrapassa o campo da educação.

Esse debate interessa as pessoas que estão dentro e fora da Universidade, como lideranças comunitárias, brincantes da cultura popular e pessoas que sonham com um mundo mais justo, alegre e amoroso. A filosofia freiriana ajuda a compreender a realidade e o papel dos profissionais de educação, como também dos cidadãos perante o mundo em que vivemos. Freire nos ajuda a criar conhecimentos e desenvolver ações que contribuem para tornar o mundo um lugar melhor de se viver para todos”, pontuou.

Outras informações podem ser consultadas no site do Encontro Nacional de Diálogos Freirianos (Endifre).

Por: Allan Potter