Encontro Maranhense do Pacto Educativo Global foi realizado na manhã de sábado, 3, em que se discutiu a promoção da educação humanizadora e emancipadora

publicado: 06/07/2021 14h57, última modificação: 06/07/2021 16h14
1 | 4
2 | 4
3 | 4
4 | 4

Ocorreu no sábado, 3, o Encontro Maranhense do Pacto Educativo Global, evento organizado pela Coordenação do Estado do Maranhão do Pacto Educativo Global Brasileiro (Pagma) e que contou com apoio de várias instituições e movimentos sociais, com tema “Por uma Educação Humanizadora e Emancipadora”.

A realização do Encontro foi inspirada no chamado do Papa Francisco em 2019, que convocou todas as nações a se unirem para a construção de um planeta inclusivo e pela priorização de uma educação emancipadora para todos. O Encontro contou também com a participação de mais de 400 pessoas inscritas dos estados do Maranhão, Pará, Piauí, Ceará, Tocantins e Goiás.

O evento contou com uma programação variada, com apresentação musical de Dulcineia de Fátima Ferreira, que é professora do Departamento de Educação II do Câmpus São Luís, e de sua filha Luana Mara Pereira, além de palestras sobre o tema do evento, grupos de trabalho e uma mística no encerramento.

O Encontro Maranhense do Pacto Educativo Global teve a presença do vice-reitor, Marcos Fábio Belo Matos, que ressaltou a importância da diversidade e colocou a UFMA sempre à disposição para esse debate. “Este momento é muito importante para mostrarmos que somos uma Universidade que é aberta à diversidade. Uma universidade é essencialmente uma entidade que abriga o pensar diferente, que abriga a coletividade”, afirmou.

O diretor do Câmpus de Imperatriz, Daniel Duarte Costa, falou sobre a necessidade de se buscar o conhecimento e a disponibilidade de contribuir cada vez mais com essa temática. “De tudo que ouvimos aqui, vejo que é possível crescermos coletivamente com as ideias transmitidas. Volto a lembrar que o que precisarem, a UFMA está à disposição para auxiliá-los nesse processo ou no que precisarem, pois a Universidade é uma parceira de vocês”, completou.

Um dos palestrantes do evento, o cientista político Rudá Ricci, diz que a importância do Pacto Educativo é porque se fundamenta no cuidado. “O Pacto tem por objetivo aglutinar as pessoas, os educadores e a família para que possamos reconstruir a educação brasileira depois do desastre que estamos vivendo neste momento, dessa quadra tão infeliz em que, segundo a ONU, somos o 7° país em desigualdade social”, explanou.

Assista ao Encontro Maranhense do Pacto Educativo Global no Canal Institucional da UFMA no Youtube:

Por: Hugo Oliveira

Produção: Laís Gomes