Notícias

Encontro Maranhense do Pacto Educativo Global Brasileiro debaterá a educação humanizadora e emancipadora nesse sábado, 3, às 8h30

publicado: 02/07/2021 20h20, última modificação: 02/07/2021 20h21

A Coordenação do Estado do Maranhão do Pacto Educativo Global Brasileiro (PAGMA), com apoio de várias instituições e movimentos sociais, realizará nesse sábado, 3, das 8h30 às 12h30, o Encontro Estadual Maranhense do Pacto Educativo Global Brasileiro, com o tema “Por uma Educação Humanizadora e Emancipadora”. O evento ocorrerá de forma virtual pelo Google Meet e contará com a transmissão ao vivo no Canal Institucional da UFMA no Youtube.

A realização do encontro ocorre é inspirada no chamado do Papa Francisco em 2019, que convocou todas as nações a se unirem para construção de um planeta inclusivo e pela priorização de uma educação emancipadora. O evento conta ainda com a organização e o suporte de várias instituições, entidades, órgãos, movimentos sociais, associações, pastorais sociais, dentre muitos outros.

Para a professora de Pedagogia da UFMA e presidente do Centro de Cultura Negra Negro Cosme (CCN-NC) de Imperatriz, Herli de Sousa Carvalho, que também compõe a organização do encontro, participar do evento é um momento importante para compreender melhor a educação como uma necessidade e direito de todos. “A importância de marcar presença neste encontro é a gente poder valorizar as nossas experiências e trazer propostas que possibilitem uma educação que seja tanto humanizadora quanto emancipadora”, pontuou.

De acordo com a professora, a organização aguarda um bom número de participantes e espera que todos possam aproveitar o Encontro. “A expectativa de que as pessoas possam participar, possa fazer reflexões sobre essas temáticas que estamos fazendo e que se sintam comprometidas com as demais etapas que forem construídas e pensadas nesse sábado”, finalizou.

O evento tem uma programação variada e conta com uma mística musical de abertura, palestras a respeito da temática, apresentações de grupos de trabalho, plenária e uma mística de encerramento, expressando a força da educação que partilha dos direitos humanos. As inscrições para o encontro estão abertas somente até as 23h59 de hoje, 2 de julho, no site do evento. Para as demais pessoas que desejam participar e não se inscreveram, basta acessar o Canal Institucional da UFMA no Youtube e acompanhar a transmissão.

Por: Rutielle Barrozo

Produção: Laís Gomes

registrado em: