Encontro de reitores da Amazônia divulga Carta de Boa Vista

publicado: 02/05/2023 09h30, última modificação: 02/05/2023 15h25
Evento contou com a participação de reitores(as) e vice-reitores(as) de 11 universidades.
Reitores, reitoras, vice-reitores e vice-reitoras presentes ao Encontro de Reitores da Amazônia

Com o tema “Desafios, fragilidades e perspectivas para a Amazônia: o papel e as contribuições das universidades federais”, os reitores(as) e vice-reitores(as) das universidades federais localizadas na região amazônica se reuniram nos dias 27 e 28 de abril, em Boa Vista – RR. O evento foi organizado pela  Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior – ANDIFESNORTE e contou com a participação das seguintes universidades: UNIFESSPA, UFRR (anfitriã do evento), UFMT, UFT, UFOPA, UFNT, UFAM, UFPA, UFAC,  UNIFAP, UFMA.

Sediado no Câmpus Paricarana, da Universidade Federal de Roraima (UFRR), o evento foi composto por dois dias de reuniões e apresentações de setores do MEC, Capes, Ministério da Saúde, Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e de Administração das Instituições Federais de Ensino Superior (FORPLAD), Fórum de Pró-reitores de Assuntos Estudantis (Fornaprace), Colégio de Pró-reitores de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação das IFES (COPROPI), Colégio de Pró-reitores de Graduação das IFES (COGRAD), Conselho de Desenvolvimento Econômico Social e da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República.

A mesa de abertura contou com a participação do presidente da ANDIFESNORTE e reitor da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Francisco Ribeiro da Costa; do vice-presidente da ANDIFESNORTE e reitor da Universidade Federal de Roraima, José Geraldo Ticianeli e do Vice-Presidente da ANDIFES e reitor da Universidade Federal do Mato Grosso, Evandro Aparecido Soares da Silva.

O professor Evandro Soares, na sua fala, destacou que a natureza da universidade é o desenvolvimento regional: “É uma grande satisfação participar deste fórum, deste amplo debate em que o processo dialético possa construir, não apenas a universidade, mas um projeto de país que busque equidade, busque atender cada região na sua especificidade, considerando cada idiossincrasia das questões, não apenas do ensino, da pesquisa e da extensão, mas, principalmente, aquilo que é o caráter da missão da universidade, que é o desenvolvimento, o desenvolvimento regional”, pontuou.

Na programação, o evento contou com a presença da Presidente  da  Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Mercedes Maria da Cunha Bustamante; do Secretário de Atenção Especializada à Saúde – MS, Helvécio Miranda Magalhães Junior, além de outras autoridades que discutiram temas como: saúde digital, pós-graduação, desenvolvimento e orçamento das universidades na Amazônia.

Ao final do encontro, foi divulgada a Carta de Boa Vista – RR, na qual os reitores (as) e vice-reitores (as) presentes registraram os itens que são prioritários na agenda das universidades localizadas na Amazônia. A carta pode ser lida aqui, em PDF.

O evento buscou contribuir para o desenvolvimento da região amazônica e fortalecer a atuação das universidades federais na região. Além das 11 universidades, distribuídas pela região norte, duas outras, a UFMT e a UFMA, estão na região sob a influência da Amazônia e, portanto, fazem parte do universo das IFES que têm interesse direto na temática discutida e subscrevem o documento.

Por: DCom

Fotos: Ascom UFRR e CAPES