Notícias

Encontro de Antropologia e Imagem encerra atividades com apresentação de pesquisa e exibição de filme

publicado: 31/05/2022 15h13, última modificação: 31/05/2022 15h33

A segunda edição do encontro de antropologia e imagem da UFMA encerrou as atividades do evento na sexta-feira, 27, em que o professor Alexandre Corrêa, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), expôs a sua pesquisa na última apresentação, que precedeu a solenidade de encerramento e a exibição de um documentário produzido especialmente para o evento.

O professor do Departamento de Antropologia e Sociologia Adalberto Rizzo apresentou o currículo do pesquisador, e Corrêa, logo em seguida, falou sobre sua tese de doutorado, intitulada “O destino das imagens e memórias históricas no ano do bicentenário: para uma política da visão numa sociedade das imagens”.

A pesquisa discorre sobre a análise sobre os cartazes e a composição da imagem na sociedade, bem como os aspectos sociais que levam o público a abstrair o conteúdo disposto nos produtos impressos e aplicados em espaços públicos. Ele destacou a análise do imaginário, da composição da imagem, dos agentes amplificadores do alcance e da memória coletiva social.

Também no encerramento, a professora Madian Frazão e o docente e cineasta Murilo Santos, ambos do Departamento de Sociologia e Antropologia da UFMA, exibiram o documentário “Tambor Mestre do Amaral”, dirigido por Paulo do Vale e editado por Inaldo Aguiar. A produção registra a vida de Geraldo Mendes, mais conhecido como Mestre Amaral, personalidade especialista no Tambor de Crioula.

A solenidade pode ser visualizada na íntegra no Canal Institucional da UFMA no Youtube:

Saiba mais

Alexandre é professor associado da UFRJ e foi docente da UFMA, no Câmpus São Luís. Foi eleito membro do Conselho de Estado da Cultura no Maranhão e é pós-doutor em Antropologia e Memória Social.

Por: Carlos Alcântara

Produção: Marcos Paulo Albuquerque

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: