Encerramento do III Ciclo de Palestras de Literatura Comparada e Tradução contou com palestra do pesquisador francês Yves Chevrel

publicado: 22/09/2022 12h22, última modificação: 22/09/2022 17h41

Para o encerramento do II Ciclo de Palestras de Literatura Comparada e Tradução, no sábado, 19, foi realizada uma palestra do pesquisador Yves Chevrel, da Université Paris-Sorbonne, com o tema “História das traduções, história cultural”, em que explicou como a tradução está relacionada à história. O evento foi transmitido no Canal Institucional da UFMA no Youtube.

Organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PGLetras), da Universidade Federal do Maranhão, pelo Núcleo de Pesquisa em Tradução Literária Versa e pelo Consulado Geral da França, em Recife, o evento contou com palestras de cinco pesquisadores da área da literatura comparada e dos estudos da tradução em todo o evento, iniciado no dia 6 de junho, com conferência da escritora Rosa Freire d’Aguiar, de tema “Traduzir e Retraduzir”.

No encerramento, Yves Chevrel abordou o interesse dos historiadores pela tradução e um breve histórico sobre o assunto. “Estudar história das traduções significa estudar o contato de culturas distintas ou o cruzamento de uma fronteira da língua”, comentou.

Confira a transmissão:

Por: Lorrany Lopes