Enade 2023 avaliará 839 alunos concluintes da UFMA, neste domingo

publicado: 23/11/2023 16h49, última modificação: 23/11/2023 18h15
O estudante concluinte inscrito deve responder ao “Questionário do Estudante”, disponível no Sistema Enade, até sábado, 25 de novembro
Enade 2023 avaliará 839 alunos concluintes da UFMA, neste domingo

Nesse próximo domingo, 27 de novembro, 839 alunos concluintes da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) farão o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2023. Os portões dos locais de prova serão abertos às 12h e fecharão às 13h, e as provas serão realizadas das 13h30 às 17h30. Além da prova, o estudante concluinte inscrito deve responder ao “Questionário do Estudante”, disponível no Sistema Enade até o sábado, 25 de novembro.

Em 2023, o Enade avaliará os estudantes concluintes de cursos das áreas do conhecimento vinculadas ao ano I, que incluem os cursos de bacharelado das áreas Ciências Agrárias, Ciências da Saúde e áreas afins, Engenharias e Cursos Superiores de Tecnologia nas áreas de Ambiente e Saúde, Produção Alimentícia, Recursos Naturais, Militar e Segurança. No âmbito da UFMA, serão avaliados 21 cursos de bacharelado, na modalidade presencial, vinculados aos câmpus de Balsas, Chapadinha, Imperatriz, Pinheiro e São Luís.

Em Balsas, os cursos avaliados serão as Engenharias Ambiental, Civil e Elétrica. No Câmpus de Chapadinhas, farão a prova os concluintes dos cursos de Agronomia e Zootecnia. Já em Imperatriz, serão avaliados os cursos de Enfermagem, Engenharia de Alimentos e Medicina. No Câmpus de Pinheiro, passarão pela avaliação os cursos de Enfermagem e Medicina. São Luís terá o maior número de cursos avaliados sendo Enfermagem, Farmácia, Medicina, Nutrição, Odontologia e as Engenharias, Ambiental e Sanitária, Civil, Computação, Elétrica, Mecânica e Química.

Os locais de prova serão: em Balsas, Universidade Estadual do Maranhão – Uema; em Chapadinha, Cein Raimundo Araújo; em Imperatriz, Faculdade Anhanguera de Imperatriz; em Pinheiro, Unidade Integrada Presidente Médici; em São Luís, Universidade Ceuma (Uniceuma - Renascença) e Faculdade Estácio São Luís

O Enade

Realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, bem como o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

Aplicado desde 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), composto também pela Avaliação de cursos de graduação e pela Avaliação institucional. Juntos eles formam o tripé avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior brasileiras. Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior.

Por: Ingrid Trindade