Enade 2022 ocorrerá nesse domingo, 27

publicado: 22/11/2022 23h01, última modificação: 23/11/2022 12h31
O estudante concluinte inscrito deve responder o “Questionário do Estudante”, disponível no Sistema Enade até o sábado, 26 de novembro.
Enade 2022.png

Realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2022 será aplicado nesse domingo, 27, das 13h30 às 17h30. Os portões abrem às 12h e fecham às 13h. Além da prova, o estudante concluinte inscrito deve responder o “Questionário do Estudante”, disponível no Sistema Enade até o sábado, 26 de novembro.

O Enade é um componente curricular obrigatório de todos os cursos de graduação do país, sendo indispensável para colação de grau. Em 2022, serão avaliados estudantes concluintes de cursos das áreas do conhecimento vinculadas ao ano III do 6º ciclo avaliativo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). No âmbito da UFMA, serão avaliados 14 cursos de bacharelado, na modalidade presencial e a distância, vinculados aos câmpus de Imperatriz, São Bernardo e São Luís.

Os cursos do câmpus de São Luís serão: Administração; Ciências Contábeis; Ciências Econômicas; Comunicação Social - Jornalismo; Direito; Psicologia; Serviço Social e Turismo. Na modalidade EaD, serão avaliados os cursos de Administração e Administração Pública.

Já do Centro de Ciências de Imperatriz farão a prova os concluintes do curso de Ciências Contábeis, Direito e Jornalismo. E, do Centro de Ciências de São Bernardo, o curso de Turismo.

Os locais de prova serão: em São Luís, no Ceuma - Renascença, no Centro de Ensino Liceu Maranhense - Centro e na UEB Dra. Maria Alice Coutinho - Turu; em Imperatriz, na Faculdade Anhanguera - Centro; em São Bernardo, no próprio câmpus da UFMA.

Enade

O exame é aplicado pelo Inep desde 2004, o Enade integra o Sinaes, composto também pela avaliação de cursos de graduação e pela avaliação institucional. Juntos, eles formam o tripé avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior brasileiras. Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior.

Cartilha Enade 2022

Para auxiliar esclarecer as dúvidas dos discentes, a Pró-Reitoria de Ensino, juntamente com a Procuradoria Educacional Institucional (PI) e as Coordenações de Curso da Universidade Federal do Maranhão elaboraram uma cartilha com instruções. Caso ainda tenha alguma dúvida, procure o coordenador do seu curso ou envie um e-mail para enade@ufma.br.

Confira o edital

Por: DCom