Empresa júnior de produções culturais da UFMA realizará a XVII Semana de Teatro no Maranhão e a 16ª Semana Maranhense de Dança

publicado: 03/11/2022 12h47, última modificação: 05/11/2022 18h32

A Gestus Produções Culturais, empresa júnior vinculada ao Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal do Maranhão, está organizando a XVII Semana de Teatro no Maranhão e a 16ª Semana Maranhense de Dança, ambas programadas para o mês de novembro. Criada em 2018 por iniciativa dos discentes e docentes do curso de Teatro da UFMA, a Gestus tem a proposta de gerir projetos artísticos do curso e da comunidade artística, tais como festivais, oficinas, espetáculos teatrais, entre outros empreendimentos culturais.

A XVII Semana de Teatro tem data marcada para os dias 7 a 13 de novembro, no Teatro Arthur Azevedo. Trabalhando o tema “Interseções e Expansão”, o evento trará apresentações, mostras, performances e oficinas envolvendo profissionais e estudantes de Teatro locais e nacionais. Segundo Julia Martins, colaboradora e uma das fundadoras da Gestus, há um destaque especial para a “Mostra Luiz Pazzini de Cenas Expandidas”, homenagem ao professor do curso de Teatro da UFMA, vítima da covid-19.

“Trata-se de um espaço destinado às artes cênicas in process, onde serão recebidas desmontagens cênicas e cenas em movimento que reflitam sobre fazeres artísticos experimentais, em que o espectador toma o protagonismo da construção das cenas. Aos artistas participantes da amostra, será entregue o troféu Apolônia Pinto, que, nessa edição, não terá caráter competitivo”, explicou Julia.

Já a 16ª Semana Maranhense de Dança será entre os dias 21 e 30 de novembro deste ano, envolvendo profissionais e estudantes de dança locais e nacionais, continua Julia Martins: “Com o tema ‘Brasilidades Maranhenses’, pretende-se ressaltar as interseções presentes entre as nossas brincadeiras, folguedos e danças populares com as discussões e práticas das danças e suas pluralidades de movimentos na contemporaneidade”.

Segundo a coordenadora do projeto, a professora Gisele Vasconcelos, a Gestus já possui experiência em trabalhar com produção executiva de eventos culturais, colocando os alunos do curso de Teatro em uma experiência prática de empreendedorismo. Logo em 2018, a empresa organizou o festival de cenas curtas “Gudôvirá”, que já está na sua terceira edição.

Para a professora, o envolvimento da empresa com o setor cultural maranhense contribuiu para que a Gestus pudesse estar à frente desses eventos. “Muitos produtores da Semana do Teatro são da UFMA. O próprio diretor do Teatro Arthur Azevedo foi um dos fomentadores da empresa quando ele ainda era discente do curso. Isso nos aproximou muito das produções dentro do Teatro, o que nos permitiu ter essa experiência de produção executiva nesses dois grandes eventos”, afirmou.

Por: Orlando Ezon

Produção: Alan Veras