Emoção e esperança no futuro marcam colação de grau do Câmpus de Chapadinha

publicado: 09/03/2023 11h36, última modificação: 13/03/2023 10h24
Mais de 60 formandos receberam a outorga de grau, em cerimônia realizada ontem no auditório central do CCCh

Desde que foi criado, na década de 1980, o Câmpus de Chapadinha vem garantindo formação de excelência a estudantes de todo o Maranhão, em especial do Baixo Parnaíba. Na noite de quarta-feira, 8, o CCCh entregou à sociedade mais uma leva de profissionais bem-capacitados — alguns deles já atuando no mercado de trabalho. Ao todo, 66 formandos dos cursos de Agronomia, Engenharia Agrícola, Zootecnia e Ciências Biológicas receberam a outorga no grau referente ao segundo semestre de 2022.

A cerimônia de colação de grau dos formandos do Centro de Ciências de Chapadinha ocorreu no auditório do câmpus e foi marcada por forte emoção e expectativa em relação ao futuro. Também foi um momento de grandes recordações da trajetória acadêmica dos alunos, muitas recheadas de exemplos de determinação e superação das dificuldades.

Brenda Ellen Lima Rodrigues.jpeg

Um deles é o de Brenda Ellen Lima Rodrigues (foto acima), de 25 anos, formanda do curso de Agronomia. De família humilde, ela conta que veio de São Luís para estudar em Chapadinha e teve que enfrentar muitas dificuldades. Para Brenda, o apoio da família nesse período foi fundamental. “Eles toparam esse desafio junto comigo. Estar com eles hoje, passando por esse momento e vivenciando toda essa cerimônia, é mais que importante. Eles plantaram a semente de tudo isso, regaram e me ajudaram a colher os frutos”, enfatizou.

Brenda lembrou ainda que o fato de ser negra e a única mulher entre os formandos do curso de Agronomia tem todo um significado, principalmente no Dia Internacional da Mulher, comemorado ontem: “É um privilégio poder representar outras mulheres negras que são incluídas no agro, no mercado de trabalho”. Brenda Ellen já trabalha em uma fazenda da região de Chapadinha e pretende continuar os estudos para, no futuro, ingressar no mestrado.

O professor Alécio Matos Pereira (foto abaixo), do curso de Zootecnia, discursou em nome dos demais paraninfos dos formandos do 2º semestre de 2022. Alécio relembrou o esforço dos alunos para concluir o curso e conquistar o tão sonhado diploma. “Durante todos esses anos, vocês superaram as dificuldades de cada disciplina, com muito esforço e aprendizado. Tudo isso na expectativa de chegarem a este dia tão importante e se tornarem profissionais aptos para transformar sua própria vida e a vida da sociedade”, pontuou. Alécio também destacou a importância dos professores no processo de formação dos alunos. “A profissão de professor é mais que única, por ter a sorte de dividir com vocês os sonhos e contribuir para que eles se tornem realidade”, destacou.

A formanda de Ciências Biológicas Fabíola Luzia de Sousa Silva (foto abaixo), oradora que representou todos os alunos na solenidade, agradeceu aos pais e também aos professores. Na visão dela, eles foram fundamentais para que os estudantes pudessem vencer as dificuldades e conquistar o sonho de entrar na universidade e concluir o curso. “Todos nós somos vencedores. Vencemos os nossos medos, as nossas inseguranças, as diversas lágrimas derramadas nos nossos rostos e as fraquezas que apareciam no meio do caminho. Nós somos mais fortes do que imaginávamos”, ressaltou.

Representando o reitor Natalino Salgado, o vice-reitor da Universidade Federal do Maranhão, Marcos Fábio Belo Matos, parabenizou os formandos pela conquista e ressaltou o esforço da UFMA  para garantir uma formação técnica e humana de qualidade a todos os estudantes. “Como universidade, fizemos o importante papel de possibilitar a todos e todas as melhores condições possíveis para que a formação de vocês seja capaz e suficiente para lhes garantir uma profissão com a qual cada um vai construir sua trajetória de sucesso e dignidade”, finalizou.

Além do vice-reitor, participaram da solenidade de colação de grau dos formandos do CCCh o pró-reitor da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização, Fernando Carvalho Silva; a pró-reitora de Extensão e Cultura, Zefinha Bentivi Andrade; o diretor do Centro de Ciências de Chapadinha, Marcos Bomfim; a diretora de Extensão da Proec, Li-Chang Shuen Cristina; a diretora da Divisão de Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação, Luciana Alves da Silva, e o chefe da Divisão de Extensão da Proec, Alden Makel Pontes Almeida.

Confira as fotos:

Colação de grau Câmpus de Chapadinha 2022.2 - 08-03-2023