Notícias

Em prestigiada solenidade, professor Romildo Sampaio toma posse na Pró-Reitoria de Ensino

publicado: 30/01/2023 16h56, última modificação: 31/01/2023 09h27
A reestruturação da Proen, implantação do Proquali no Ensino e os novos avanços na graduação entre as prioridades.
Em prestigiada solenidade, professor Romildo Sampaio toma posse na Pró-reitoria de Ensino.jpg

O professor do Departamento de Engenharia Química da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Romildo Martins Sampaio, tomou posse no cargo de pró-reitor de Ensino da instituição, na manhã desta segunda-feira, 30. Prestigiada por integrantes da administração superior, professores, servidores, estudantes, autoridades e familiares, a solenidade de posse foi realizada no auditório do prédio da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED-UFMA), na Cidade Universitária Dom Delgado, em São Luís.

Com transmissão no Canal Institucional da Universidade, no YouTube, a cerimônia foi presidida pelo reitor Natalino Salgado. Durante o evento, a professora de Engenharia Química Audirene Amorim Santana Paixão tomou posse na Procuradoria Educacional Institucional (PEI-UFMA). A mesa diretiva foi formada pelo reitor, os novos gestores e o pró-reitor da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (AGEUFMA), professor Fernando Carvalho.

Em seu pronunciamento, o reitor destacou que a posse tem um significado muito importante pelo reconhecimento e a gratidão que tem pelo professor Romildo Sampaio, em razão do tempo de serviço e da contribuição para a Universidade. “Foi uma posse muito concorrida. Auditório cheio. Professores, estudantes e técnicos vieram prestigiar o professor Romildo, que tem longa história de tradição de bons serviços prestados à UFMA”, disse.

“Ele tem experiência acadêmica e administrativa. Está há dez anos como Procurador Educacional Institucional, faz um belo trabalho na organização do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e hoje assume com o propósito de dar prosseguimento às ações que temos implementado na estrutura da Proen. Temos inserido na Pró-Reitoria de Ensino, as políticas afirmativas, a diretoria de Programas Especiais da Interiorização, como o Programa Nacional de Formação de Professores para a Educação Básica (Parfor). Com a experiência que tem, ele vai implementar o Programa de Qualidade da Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação (Proquali) para o ensino”, afirmou Natalino Salgado.

O reitor destacou ainda que “precisamos ter uma política de avaliação permanente de qualificação e melhorias dos nossos indicadores, das nossas notas e dos nossos cursos de pós-graduação. Precisamos de uma avaliação. Precisamos apoiar os nossos coordenadores, capacitar, implementar ações e o fortalecimento do nosso ensino, porque o importante não é só formar. É garantirmos qualidade na formação de nossos alunos. Essa é a nossa grande missão”, concluiu o reitor.

Em discurso, o pró-reitor Romildo Sampaio informou que “a Pró-Reitoria de Ensino tem múltiplas funções e atua, basicamente, em tudo o que está relacionado aos cursos de graduação, bem como a todos os estudantes. De alguma maneira, todo esse processo passa pela Proen. A gente cuida do estudante desde antes de ele ingressar. A gente cuida desde o processo de admissão dele até depois que ele recebe o diploma. A Proen também cuida do acompanhamento dos egressos”, explicou Romildo Sampaio.

“São muitos os desafios, mas a gente tem plena convicção que é possível evoluir. A gente pode melhorar em muitas áreas de atuação. Tem alguns pontos importantes que precisam ser aprimorados, de forma que a UFMA continue crescendo e renovando cada vez mais o seu protagonismo como instituição de educação de excelência no Maranhão e em toda a região Norte-Nordeste”, finalizou o novo pró-reitor de Ensino.

Em entrevista, a professora Audirene Santana disse que “foi um prazer receber esse convite do reitor Natalino. Foi um convite desafiador, porque, na Procuradoria Educacional Institucional, até o momento, tivemos o professor Romildo, que desempenhou um papel bem grande durante a sua gestão. A PEI é ligada diretamente à reitoria. É um papel desafiador estar à frente dessa Procuradoria para ajudar a contribuir e continuar alavancando a Universidade no levantamento e na melhoria dos números dentro da instituição”, concluiu.

Posse do professor Romildo Sampaio como pró-reitor de Ensino - 30-01-2022

 

 Conheça os novos gestores

Romildo Sampaio - Graduado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) (1992), mestre (1995) e doutor (1999) em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É professor associado do curso de Engenharia Química da UFMA e, desde 2014, vinha desempenhando a função de Procurador Educacional Institucional (PEI). Em 2013, Romildo foi diretor do Centro de Ciências de Balsas e também foi coordenador do Programa Institucional de Iniciação Científica (Pibic) (2012-2013) e professor do curso de Engenharia de Alimentos do Centro de Ciências de Imperatriz, em 2010.

Audirene Santana - Professora Adjunta do Curso de Engenharia Química, Centro de Ciências Exatas e Tecnologias, Universidade Federal do Maranhão. Doutora em Engenharia Agrícola/Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (2013), Mestra em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (2010) e Engenheira de Alimentos pela Universidade Federal do Tocantins (2007). Foi coordenadora do PIBIC e PIBIT da UFMA

Sobre a Proen, PEI, Proquali e Parfor

Pró-Reitoria de Ensino - Órgão executivo da UFMA responsável pelo planejamento e pela gestão da  política de ensino de graduação, expressa no conjunto de diretrizes, resoluções, instruções normativas, programas, projetos e ações relativas ao ciclo de planejamento e gestão da educação superior em nível de Graduação, no âmbito da Universidade Federal do Maranhão. Atua em articulação com as demais Pró-reitorias visando à otimização dos processos administrativos e pedagógicos da Universidade.

Procuradoria Educacional Institucional – Setor da Universidade Federal do Maranhão que faz a interlocução entre a instituição e o Ministério da Educação nos processos relacionados ao Censo da Educação Superior, Avaliação (institucional, de cursos e de estudantes), Regulação (atos legais de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos, recredenciamento institucional e acompanhamento de processos) e Supervisão.

Proquali - Visa dar respostas às principais demandas da pós-graduação que envolvem o financiamento de pesquisas e manutenção de equipamento de laboratório, além da contratação de novos técnicos administrativos. O Proquali também busca dar reconhecimento aos pesquisadores que tiverem seus trabalhos publicados em periódicos de elevado conceito, por meio de auxílios financeiros. Com esse conjunto de ações, podemos aumentar a qualidade dos programas oferecidos pela instituição. 

Parfor – É uma ação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes, para atender as finalidades da Lei nº 8.405, de 09 de janeiro de 1992, alterada pelo art. 15 da Lei 12.695 de 25 de julho de 2012, em consonância com as metas 15 e 16 do Plano Nacional de Educação - PNE, Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014 e com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e suas modificações posteriores. O Parfor visa induzir e fomentar a oferta de educação superior, gratuita e de qualidade, para profissionais do magistério que estejam no exercício da docência na rede pública de educação básica.

Por: Paulo Washington Beltrão

Produção: Alan Veras

Fotografias: Bruno Goulart

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: