Em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, comitiva da UFMA participa da cerimônia do Pop Ciência, evento com atividades de divulgação científica pra jovens de Alcântara

publicado: 07/10/2021 11h55, última modificação: 07/10/2021 13h36
1 | 4
2 | 4
3 | 4
4 | 4

Em parceria com a Secretaria de Articulação e Promoção da Ciência (Seapc) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), uma comitiva da Universidade Federal do Maranhão esteve em Alcântara, no dia 28 de setembro, para o Pop Ciência, evento que fez parte das celebrações pelos mil dias do Governo Federal. A cidade maranhense foi a representante de toda a região Nordeste.

O evento, que contou com a participação da população local, desenvolveu uma série de atividades de divulgação científica com a intenção de aproximar a população do universo científico e demonstrar como ciência e tecnologia estão presentes no dia a dia da sociedade. A UFMA contribuiu com a ocasião levando equipamentos e amostras científicas do Espaço da Ciência e do Firmamento, além de discentes de Física e Engenharia Aeroespacial para atender e dialogar com o público.

O reitor Natalino Salgado também esteve presente na cerimônia, destacando a importância da UFMA no processo de desenvolvimento de Alcântara, onde a Universidade formula ações para estar mais presente na comunidade, por meio do desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão, elaboração de projetos e captação de recursos para desenvolvimento do município.

O Pop Ciência contou ainda com a distribuição de materiais de divulgação científica e jogos didáticos para adultos e crianças. Também foram feitas atividades voltadas especificamente para as crianças, como lançamento de pequenos foguetes construídos com garrafas pet, observação solar, escorregador no formato de um foguete espacial de 11 metros de altura.

A docente da UFMA Mikele Cândida Sousa de Santanna falou sobre a relevância do Pop Ciência: “O evento foi importante para popularizar a ciência, sobretudo, a ciência espacial, empoderando os jovens de Alcântara para serem futuros profissionais deste setor”.

Para mais informações sobre o Ciência Pop, acesse o canal do MCTI no YouTube

Saiba mais

O Pop Ciência em Alcântara foi o quarto de uma série de eventos realizados em todo Brasil para celebrar os mil dias de Governo Federal. O primeiro teve uma cerimônia simbólica de assinatura para contratação do cabo submarino de fibra óptica que ligará a capital do estado, São Luís, até o município, levando uma conexão de internet com velocidade e estabilidade para o local, algo essencial para a infraestrutura do Centro de Lançamento de Alcântara. O investimento previsto para a obra é de R$ 10 milhões.

No segundo, ocorreu a entrega do programa MCTI Futuro, uma iniciativa com objetivo de capacitar 40 mil pessoas e apoiar ações para o desenvolvimento da transformação digital dos ensinos básico, médio, técnico, superior, em que se inclui a pós-graduação, a residência tecnológica e a qualificação profissional. O programa visa ainda incentivar pesquisas e estudos nas áreas da computação em nuvem, big data, inteligência analítica, mídias sociais, cybersegurança, internet das coisas, comunicações avançadas, fotônica, manufatura avançada, design de circuitos integrados, robótica e inteligência artificial.

O terceiro evento contou com a premiação dos medalhistas das Olimpíadas Científicas do MCTI. Os participantes das competições receberam, do ministro Marcos Pontes, as medalhas referentes às olimpíadas apoiadas pelo ministério via edital do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), agência vinculada ao MCTI. Por ano, cerca de 20 milhões de alunos participam dos eventos nacionais, que premiam os melhores colocados e servem como seletiva para disputas internacionais.

Por: Kaio Lima

Produção: Laís Costa