Em parceria com o Centro de Ciências de São Bernardo, debate sobre sociologia da cultura e sociologia histórica da USP será iniciado nessa sexta-feira, 16

publicado: 15/09/2022 16h12, última modificação: 16/09/2022 00h49

Em parceria com o Laboratório de Estudos Ciência, Cultura e Poder (Lescipo) do curso de Licenciatura em Ciências Humanas – Sociologia do Centro de Ciências de São Bernardo, nessa sexta-feira, 16, e no dia 7 de outubro deste ano, ocorrerá o evento “Sociologia da Cultura, Sociologia Histórica”, presencialmente na Universidade de São Paulo (USP) e com transmissão on-line, via canal da FFLCH no Youtube. A iniciativa é uma realização do Núcleo de Sociologia da Cultura da USP.

O ciclo de seminários, que colocará em debate as pesquisas concluídas e as que ainda estão em fase de conclusão, é destinado a toda a comunidade acadêmica da Universidade Federal do Maranhão e àqueles que têm interesse pelas abordagens, portanto não haverá inscrições. Tendo como temática a sociologia da cultura, o ciclo tem por objetivo dar visibilidade a essas pesquisas que foram produzidas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da USP.

Em cada encontro, serão expostos seis trabalhos, a fim de debater as diferentes dimensões, bem como os momentos da formação nacional entre o final do século XIX e início do século XX. No primeiro dia, serão apresentados os trabalhos “Por uma sociologia comparativa da arte do século XIX no Brasil, em Portugal e alhures”; “Cornélio Pires: música caipira e modernismo paulista”; e “Melancolia sexual em Paulo Prado”.

Já no dia 7 de outubro, a segunda mesa-redonda contará com a apresentação dos trabalhos “A Centralidade de Ciência e Educação: das faculdades isoladas aos projetos pioneiros de universidades no Brasil (1889-1930)”; “A construção de um historiador: etapas iniciais da conversão de Sérgio Buarque de Holanda à pesquisa histórica”; e “Graciliano Ramos e a crítica literária: o jogo intrincado pela consagração”.

O evento tem como organizador o professor e coordenador do Lescipo do Câmpus de São Bernardo, Hugo Freitas de Melo, que também é doutor pelo PPGS da USP. “Espero que os alunos da UFMA tenham acesso a uma produção acadêmico-científica de qualidade e, com isso, criem redes de colaborações com pesquisadores de instituições de altas tecnologias de ponta, sobretudo, sintam-se motivados a produzir novas pesquisas no campo da ciência e da cultura, projetando o nome da Universidade no cenário acadêmico nacional e internacional”, comentou.

Por: Lucas Araújo

Produção: Bruna Castro