Notícias

Em parceria com a UFMA, Conselho Regional de Farmácia realizará curso de “Serviços de vacinação para farmacêuticos”, de 25 a 27 deste mês

publicado: 06/05/2021 12h36, última modificação: 17/05/2021 11h40

Por meio de articulação do curso de Farmácia, via Departamento (Defar) e Coordenação do curso de Farmácia (CCFAR), será realizado pelo Conselho Regional de Farmácia do Estado do Maranhão (CRF-MA) o curso “Serviços de vacinação para farmacêuticos”, entre os dias 25 e 27 deste mês, destinado aos profissionais farmacêuticos inscritos e ativos no CRF-MA. Para se inscreverem, os interessados deverão acessar o Sistema Integrado de Gestão de Eventos Institucionais (Sigeventos) da UFMA.

O objetivo do curso é atualizar o profissional de Farmácia para que o processo de vacinação seja difundido, tendo em vista que a pandemia da covid-19 trouxe uma nova realidade à sociedade e que a farmácia também é um estabelecimento de saúde. A capacitação terá carga-horária total de 20 horas e será realizado no formado híbrido, em que a parte teórica será ministrada de forma on-line, via plataforma Microsoft Teams, em três módulos, totalizando 75% do curso. Já a parte presencial ocorrerá apenas em um módulo, correspondente a 25% do curso, e será ministrada em algumas cidades do estado, onde os inscritos assistirão em períodos distintos com a devida divisão de grupos para obedecer aos limites de ocupação dos espaços a serem utilizados, podendo ser em qualquer dia da semana e em qualquer turno, visando ao disposto e à vigência dos decretos municipais, estaduais e federais.  

Um dos módulos teóricos será ministrado pela docente do Defar Rosimary de Jesus Gomes Turri, e o Módulo 4, "Práticas", ocorrerá nos Laboratórios de Ensino, Pesquisa e Extensão do prédio de Farmácia da UFMA, cumprindo os protocolos de biossegurança exigidos, em virtude da pandemia de coronavírus.

Os certificados serão expedidos e chancelados pela UFMA. Para obter aprovação no curso, o participante deverá obter frequência mínima de 75% da carga horária total do curso, sendo obrigatória e indispensável a frequência no módulo prático. Além disso, a avaliação do rendimento dos participantes será realizada pelos palestrantes por meio da interação nas aulas.

Por: Allan Potter

Produção: Marcos Paulo Albuquerque

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: