Em parceria com a Seduc, programas Pibid e Residência Pedagógica dão início ao I Webinário de Formação de Professores

publicado: 02/03/2021 13h09, última modificação: 02/03/2021 13h47
1 | 4
2 | 4
3 | 4
4 | 4

Na segunda-feira, 1º, foi dado início ao I Webinário de Formação de Professores  (Webfopir). A abertura contou com o webinário “Formação de Docentes em contextos de mudança” transmitida ao vivo pelo Canal Institucional da UFMA no YouTube. O evento é promovido pelos programas institucionais de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e Residência Pedagógica, com o apoio da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) e em parceria com a Secretaria de Estado da Educação do Maranhão (Seduc).

A programação irá até a sexta-feira, 5, e conta palestras das professoras Naiacy de Souza Lima Costa, do Departamento de Educação II  (DEII), e Adelaide Diniz Coelho Neta, superintendente de Gestão de Ensino e Desenvolvimento da Aprendizagem da Seduc.

A abertura teve a presença de docentes da educação básica e superior, coordenadores de cursos da Universidade, discentes, além dos bolsistas e voluntários do Pibid e da Residência Pedagógica. “O webinário surgiu da necessidade e inquietação de fazer um diálogo entre a UFMA e a Seduc em torno do ensino remoto na educação básica”, acrescentou a representante institucional do programa Residência Pedagógica, Raimunda Nonata da Silva Machado.

Na ocasião, também foram promovidas reflexões sobre as narrativas e as diferentes possibilidades de linguagens digitais que podem ser acessadas para desenvolver as práticas educacionais e pedagógicas na educação, englobando o contexto do Pibid e da Residência Pedagógica.

“A exclusão digital é uma das maiores dificuldades neste cenário de incertezas da pandemia. Hoje em dia, a exclusão digital também acaba se tornando uma exclusão de direitos”, enfatizou a docente Naiacy de Souza.

Em seguida, houve uma discussão à respeito das possibilidades de ensino remoto, que trouxe como problemática os impactos que a pandemia causou na educação escolar, como a queda no rendimento e o aumento da evasão, de acordo com dados da organização Todos pela Educação. Em contrapartida, Adelaide Diniz apresentou ações que a Seduc vem realizando desde o início das atividades remotas para diminuir as dificuldades que a rede pública de ensino vem enfrentando.

Confira a transmissão completa da abertura do Webnário:

Por: Maria Eduarda Sousa

Produção: Marcos Paulo Albuquerque