publicado: 09/03/2023 13h20, última modificação: 13/03/2023 10h20
O programa criado pela Nasa está em desenvolvimento na Universidade Federal do Maranhão, por meio da parceria entre a Ageufma e Agência Espacial Brasileira.
Em defesa do protagonismo ambiental, UFMA sedia capacitação docente e discente do Projeto Globe no Maranhão.jpg

Como já afirmou a ativista ambiental sueca Greta Thunberg, em uma Cúpula do Clima na Organização das Nações Unidas (ONU), “nós mostramos que somos unidos e que nós, jovens, somos imparáveis”, algo que pôde ser visto na quarta-feira, 8, durante a cerimônia de abertura da capacitação docente e discente do Projeto Globe no Maranhão, no Auditório do Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Tecnologia (BICT). Criado pela Nasa, o programa é uma iniciativa da Universidade Federal do Maranhão, em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), cujo objetivo é incentivar projetos pedagógicos ambientais por meio de pesquisas científicas em escolas públicas do estado.

A mesa de abertura contou com a presença do reitor Natalino Salgado Filho; do coordenador do Projeto Globe, Hilton Costa Louzeiro; do coordenador do prédio do BICT, Marcos Aurélio Araújo Santos; da coordenadora de Desenvolvimento de Competências e Tecnologia da Diretoria de Inteligência Estratégica e Novos Negócios da AEB, Aline Bessa Veloso; e da estudante do curso de Engenharia de Pesca do Câmpus Pinheiro Maria Priscila Sá Matos Ribeiro.

Além da sua importância nacional, o projeto dispõe de protocolos para a coleta de informações ambientais que alimentarão um banco de dados internacional, que será monitorado por professores e estudantes internos e externos à UFMA. Com isso, a análise de informações possibilitará que os envolvidos desenvolvam subprojetos voltados às questões ambientais.

Sobre a iniciativa, o reitor Natalino Salgado enfatizou a importância e o impacto social para a comunidade científica da Universidade. “Uma vez que o Projeto Globe vai difundir metodologias e atuará em rede, inserindo todos os nossos planos e a divulgação de dados, estimulará cada vez mais a cultura científica na nossa Instituição”, contou.

Cerimônia de abertura da capacitação docente do Projeto GLOBE - UFMA e AEB - 08-03-2023

Diante disso, Hilton Louzeiro ressaltou o impacto do projeto sobre a disseminação da cultura científica no estado. “O programa visa formar cidadãos conscientes de seu papel na ciência. O estudante é o verdadeiro protagonista responsável por executar e coletar dados científicos, então, fazer essa interação entre pesquisadores e jovens é substancial, a fim de torná-los autores desse processo, sobretudo, formar grandes cientistas”, esclareceu.

O Diretor de Gestão da Inovação e Serviços Tecnológicos (Dist) da Ageufma, professor Danilo Lopes, destacou a relevância do programa em relação à integração entre os diversos setores da UFMA. “Na luta pela conscientização da educação ambiental e preservação do meio ambiente, o projeto capacitará jovens pesquisadores. A integração de estudantes de redes públicas de ensino junto aos câmpus da Instituição é primordial para que saiam do ensino médio aptos a propor estratégias e ações para o desenvolvimento sustentável das atividades humanas no planeta”, afirmou.

Para a estudante Maria Priscila, do curso de Engenharia de Pesca do Câmpus de Pinheiro, essa iniciativa é uma oportunidade para expandir novos horizontes. “É maravilhoso saber que o programa também envolverá alunos de interiores, possibilitando oportunidades iguais. Isso, sem dúvida, será um meio para revelar o potencial de um cientista que vive no interior”, comentou.

A coordenadora de Desenvolvimento de Competências e Tecnologia da AEB, Aline Bessa, demonstrou satisfação pela parceria com a Universidade Federal do Maranhão, no que tange ao desenvolvimento do projeto. Segundo ela, com esse formato de levar o protagonismo ambiental às escolas públicas, os alunos poderão produzir pesquisas científicas que trarão propostas de soluções para os problemas ambientais locais. “Esse protagonismo tem tudo a ver com o âmbito da estrutura espacial e, ainda, a tudo que engloba a nossa sociedade”, completou.

Por: Lucas Araújo

Produção: Alan Veras